Estadão

Bolsas de NY fecham mistas, após dados fracos nos EUA induzirem rotação para ações defensivas

Os três principais índices das bolsas de Nova York fecharam sem direção única nesta quarta-feira, 5, após novos sinais de enfraquecimento da economia americana induzirem investidores a uma postura defensiva.

O Dow Jones encerrou o pregão em alta de 0,24%, a 33.482,72 pontos. Os ganhos do índice foram liderados por Johnson & Johnson (+4,52%), depois que a empresa anunciou um plano para tentar encerrar um litígio sobre produtos de talco.

Na outra ponta, o S&P 500 recuou 0,25%, a 4.090,38 pontos, enquanto o Nasdaq cedeu 1,07%, a 11.996,86 pontos.

Os papéis de tecnologia puxaram os negócios para baixo, entre elas Apple (-1,13%) e Amazon (-2,74%). Já o subíndice de utilidade pública do S&P 500 avançou 2,58%, à medida que operadores buscam proteger os portfólios com os setores considerados mais seguros.

Essa rotação ganhou força com a divulgação de dados que apontaram uma aparente piora nas condições econômicas dos EUA. O PMI de serviços do Instituto para Gestão da Oferta (ISM), divulgado no começo desta tarde, caiu em ritmo mais forte que o esperado em março. Já a criação de emprego no setor privado ficou aquém das expectativas, de acordo com relatório da ADP.

Para a Capital Economics, essa tendência nos mercados acionários deve continuar nos próximos meses. "Esperamos que as tensões no setor bancário levem a um maior aperto nos padrões de empréstimo, reforçando nossa visão de que os EUA e muitas outras economias avançadas logo entrarão em recessão", avalia.

Entre bancos, Western Alliance Bancorp perdeu 12,38%, após informar ter registrado queda de 11% nos depósitos na comparação trimestral dos três meses encerrados em março.

Posso ajudar?