As bolsas dos EUA fecharam em alta nesta segunda-feira, 6, revertendo a baixa da manhã, quando o índice Dow Jones chegou a cair 116 pontos. Traders disseram que investidores deixaram de lado a preocupação de que os dados fracos do nível de emprego nos EUA em março, divulgados na última sexta-feira, sejam um sinal de debilidade na economia norte-americana. Eles preferiram focalizar a expectativa de que o Federal Reserve vai demorar para começar a elevar as taxas de juro de curto prazo.
O único indicador divulgado nos EUA nesta segunda-feira foi o índice de atividade dos gerentes de compras (ISM) para o setor de serviços, que ficou em 56,5 em março, de 56,9 em fevereiro; a expectativa dos economistas para maio era de 56,9. O outro índice PMI de serviços, da Markit, subiu a 59,2 em março, de 57,1 em fevereiro. O único dirigente do Federal Reserve a falar foi o presidente do Fed de Nova York, William Dudley, que reafirmou que decisões de política monetária dependerão de indicadores.
“Vimos o mercado mostrar hesitação na semana passada e acho que havia pessoas sentadas sobre dinheiro; parece que elas estão pondo o dinheiro para trabalhar hoje”, disse Justin Wiggs, diretor de operações com ações da Stifel Nicolaus.
O mercado também se prepara para a temporada de divulgação de informes de resultados das empresas no primeiro trimestre, que começa extraoficialmente nesta quarta-feira, com Alcoa. Segundo Hayes Miller, da Baring Asset Management, “temos visto mais pesquisas que apontam lucros fracos no primeiro trimestre. Começa a acontecer algum questionamento sobre os preços que estamos pagando”.
Além de indicadores relativamente fracos divulgados recentemente, a alta do dólar diante das principais moedas reduz os lucros das multinacionais norte-americanas, enquanto as empresas do setor de energia continuam a lidar com preços baixos, o que deverá afetar seus lucros; os analistas têm a expectativa de que as companhias listadas no S&P-500 caiam 4,8% em comparação com os do mesmo período do ano passado.
Entre os destaques da sessão estavam as ações do Hudson City Bancorp, que caíram 6,86% depois de o banco anunciar um novo adiamento em sua fusão com o M&T Bank Corp. (-2,71%). As da indústria de brinquedos Mattel subiram 5,96%, após elevação de recomendação por analistas; as da fabricante de carros elétricos Tesla avançaram 6,34%, depois de a empresa anunciar os dados de vendas no primeiro trimestre.
As ações do setor de energia estavam entre as que mais subiram, acompanhando a alta de 6% nos preços do petróleo (Transocean, +10,14%; ExxonMobil, +0,98%; Chevron +1,56%).
O índice Dow Jones fechou em alta de 117,61 pontos (0,66%), em 17.880,85 pontos. O Nasdaq fechou em alta de 30,38 pontos (0,62%), em 4.917,32 pontos. O S&P-500 fechou em alta de 13,66 pontos (0,66%), em 2.080,62 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.