As principais bolsas da Europa encerraram o pregão desta segunda-feira, 27, em alta, impulsionadas pela diminuição dos temores com a Grécia. O índice pan-europeu Stoxx 600 avançou 0,98%, a 412,42 pontos.
O confronto entre Atenas e os seus credores pesou sobre os mercados nas últimas duas semanas, embora a fraqueza tenha sido pequena, com os índices acionários não muito abaixo dos recordes recentes.
Hoje, no entanto, os temores diminuíram, após a mudança na equipe de negociação de Atenas, o que pode reduzir a influência do ministro das Finanças grego, Yannis Varoufakis.
“Há uma percepção de que o estilo de negociação do ministro das Finanças atual não tem sido propício para se chegar a um acordo, por isso há algumas esperanças de que isso vai levar as negociações em uma direção mais construtiva”, disse Lyn Graham-Taylor, estrategista de renda fixa da Rabobank.
Os rendimentos dos bônus gregos, que subiram na última sessão, caíram. Os juros dos bônus de dois anos caíram mais de três pontos porcentuais, para 22,1%. Rendimentos das dívidas da Espanha e da Itália também recuaram. Quando há queda nos yields, os preços sobem, o que é um sinal de demanda.
Ainda assim, os bônus gregos se mantém em níveis altos, indicando que os investidores estão temerosos com um calote grego, diante da proximidade da data em que a Grécia terá de pagar mais uma parcela da dívida para o Fundo Monetário Internacional (FMI).
No noticiário corporativo, as ações da Volkswagen subiram 5,32%, impulsionadas pela notícia da saída de Ferdinand Piech do cargo de presidente do conselho administrativo da empresa. Com isso, o índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, subiu 1,93%, aos 12.039,16 pontos.
Em Londres, o índice FTSE-100 avançou 0,47%, aos 7.103,98 pontos, renovando o recorde histórico. Novamente, as ações do banco HSBC lideraram as altas (+3,11%), ainda em reação à notícia de que a instituição deseja transferir a sua sede para fora do Reino Unido.
A Bolsa de Paris fechou em alta de 1,30%, aos 5.268,91 pontos. Os papéis da empresa de tecnologia Capgemini subiram 7,87%, depois de a companhia informar que irá comprar a norte-americana IGATE por US$ 4 bilhões.
A Bolsa de Milão fechou em alta de 1,62%, aos 23.806,27 pontos. As ações da empresa de telecomunicações Mediaset avançaram 8,23%, depois de notícias de que a companhia estaria interessada em uma fusão com a francesa Vivendi.
A Bolsa de Madri fechou em alta de 1,17%, aos 11.640,20 pontos. A Bolsa de Lisboa avançou 1,56%, aos 6.132,83 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.