Economia

Bolsas europeias fecham em alta com expectativas de estímulos pelo BCE

O mercado acionário europeu fechou no patamar mais alto em três meses nesta quinta-feira, 26, impulsionado por expectativas de mais estímulos monetários pelo Banco Central Europeu (BCE), que se reúne na próxima quinta-feira.

O índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 0,93%, para 384,37 pontos, no seu melhor fechamento desde 18 de agosto, de acordo com informações da FactSet.

Às 15h57 de Brasília, o euro caía a US$ 1,0609, flutuando em torno dos níveis mais baixos em sete meses. A divisa recuou para abaixo dos US$ 1,06 nesta quarta-feira, após sinalizações de que os dirigentes do BCE podem aumentar o seu programa de relaxamento quantitativo ou aplicar uma penalização financeira em bancos que deixarem dinheiro no Banco Central.

“As expectativas crescentes de que o BCE pode afrouxar ainda mais a política monetária em dezembro, complementadas pela crescente probabilidade de o Federal (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) aumentar as taxas de juros, têm prevenido qualquer possibilidade de uma recuperação do euro, depois de um mês de pesadas vendas”, disse Lukman Otunuga, analista da FXTM. “Isso deixou o euro depreciado”, completou.

Na Alemanha, a Bolsa de Frankfurt fechou em alta de 1,35%, para 11.320,77 pontos, impulsionada pelos fortes ganhos da Infineon, cujas ações dispararam 12,92%. A fabricante de semicondutores informou esperar que sua lucratividade aumente no ano fiscal até setembro de 2016, após o lucro líquido quase dobrar no último trimestre, auxiliado pela recente aquisição International Rectifier. Os papeis da Volkswagen subiram 3,5%, apoiados pela esperança de que o escândalo dos teste de emissão de poluentes seja menor do que o temido.

A economia alemã, que é voltada para a exportação, se beneficia de um euro enfraquecido.

No Reino Unido, a Bolsa de Londres subiu 0,88%, para 6.393,13 pontos, com o apoio dos ganhos das mineradoras, que se beneficiaram do aumento do preço do cobre, que chegou a subir 2% nesta quinta-feira. A Glencore, por exemplo, subiu 5,85%. No terreno das perdas está a BHP Billiton, que viu suas ações recuarem 2,38%, após afirmar que os resíduos despejados no Rio Doce, em Minas Gerais, são “quimicamente estáveis”. A BHP, e sócia da Vale nas operações em Mariana.

O índice CAC 40 da Bolsa de Paris fechou em alta de 1,08%, para 4.946,02 pontos. Na Espanha, a Bolsa de Madri fechou em alta de 1,03%, aos 10.332,30 pontos; a Bolsa de Milão subiu 1,04%, para 22.591,53 pontos; e a Bolsa se Lisboa avançou 0,96%, para 5.347,67 pontos. (Com informações da Dow Jones Newswires)

Posso ajudar?