Economia

Bolsas europeias sobem com farmacêuticas e otimismo com vitória de Tsipras

As principais bolsas europeias fecharam em alta nesta segunda-feira, 21, recuperando-se de perdas recentes, com o otimismo no mercado após as eleições na Grécia, no último domingo. Os fabricantes de medicamentos puxaram os ganhos e contrabalançaram as perdas causadas pelo tombo das ações da Volkswagen, atingida por um escândalo envolvendo seus testes de emissão.

O índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 0,86%, para 357,83 pontos, apoiado pelo setor farmacêutico. A Novo Nordisk viu suas ações subirem 2,88%, depois de o Swedbank elevar a recomendação dos papéis da fabricante dinamarquesa de insulina de “compra” para “forte compra”. Os papéis da Shire avançaram 1,1% após o medicamento Intuiv ter sido aprovado para o tratamento de déficit de atenção em crianças e adolescentes.

As eleições gregas também influenciaram as bolsas. A política do país está de volta ao centro das atenções, depois de Alexis Tsipras e seu partido de esquerda, o Syriza, terem garantido a reeleição ontem. “Depois de anos de crise, a vasta maioria dos gregos está apoiando, mais uma vez, partidos que prometem manter o país na zona do euro, mesmo que isso implique reformas dolorosas”, disse Holger Schmieding, economista-chefe da Berenberg.

Em Paris, o índice CAC-40 subiu 1,09%, para 4.585,50 pontos; em Milão, o FTSE-MIB avançou 1,12%, para 21.755,42 pontos; e na bolsa de Madri o IBEX-35 ganhou 0,10% e fechou aos 9.856,80 pontos. O FTSE, de Londres, fechou em alta de 0,08%, aos 6.108,71 pontos.

Entre as maiores perdas, as ações da Volkswagen despencaram 18,69% na bolsa de Frankfurt. A montadora alemã suspendeu as vendas de carros populares movidos a diesel nos Estados Unidos, após um escândalo com os testes de emissão de poluentes que pode levar ao recall de milhares de veículos. Ainda assim, o índice DAX fechou em alta de 0,33%, aos 9.948,51 pontos. (Com informações da Dow Jones Newswires)

Posso ajudar?