Economia

Bolsas fecham de lado em NY, com recuo de ações do setor de transportes

As bolsas de Nova York fecharam perto da estabilidade nesta terça-feira, 9, após os índices devolverem os ganhos modestos registrados mais cedo. A recente fraqueza entre as ações é impulsionada pela expectativa de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) pode elevar a taxa de juros mais cedo, diante de dados positivos dos EUA.

O índice Dow Jones fechou em queda de 2,51 pontos (0,01%), em 17.764,04 pontos, o Nasdaq recuou 7,76 pontos (0,15%), para 5.013,87 pontos, enquanto o S&P 500 teve alta de 0,87 ponto (0,04%), em 2.080,15 pontos.

As ações das companhias aéreas continuavam a recuar nesta terça-feira, levando o índice Dow Jones Transportation Average, que monitora as maiores companhias dos setores aéreo, ferroviário e de caminhões dos EUA, a uma pequena distância do território de correção. As quedas nas ações do setor de transportes são geralmente vistas como um sinal de alerta para o mercado de ações em geral. Esse índice do setor está em queda de 9,9% desde que atingiu sua máxima histórica, em 29 de dezembro de 2014. Hoje, Southwest Airlines caiu 4,2%.

Os volumes negociados foram um pouco maiores que na segunda-feira, mas ainda assim permaneceram modestos.

Na agenda de indicadores, os estoques no atacado avançaram 0,4% no mês em abril, acima da expectativa de alta de 0,2%. O relatório JOLTS mostrou abertura de 5,376 milhões de vagas en abril nos EUA, o maior nível desde o início da série, em dezembro de 2000.

O estrategista-chefe de investimentos Mark Luschini, da Janney Montgomery Scott, diz que as ações estão muito valorizadas e, para manterem esse patamar, precisam de “notícias perfeitas, ou pelo menos melhores do que as que estamos recebendo”.

Os investidores monitoraram a situação das negociações da Grécia e seus credores hoje. A bolsa de Atenas subiu 0,6%, após pessoas familiarizadas com as conversas dizerem que o país e seus credores discutem uma ampliação do programa de ajuda ao país até março de 2016.

Entre as empresas, Lululemon Athletica reforçou sua perspectiva para o ano, depois de registrar um avanço acima do esperado de 10% em sua receita no primeiro trimestre. A ação subiu 11%. General Electric concordou em vender sua unidade de private equity ao maior fundo de pensão do Canadá, em um negócio avaliado em cerca de US$ 12 bilhões. As ações da GE avançaram 0,3%. Fonte: Dow Jones Newswires.