Economia

Bolsas fecham em alta em NY, com Nasdaq na máxima em 15 anos

As bolsas de Nova York contabilizaram ganhos na sessão desta sexta-feira, 20, com o índice Nasdaq fechando no maior patamar em 15 anos. O indicador subiu 0,68%, para 5.026,42 pontos, acompanhado pelos índices Dow Jones, que avançou 0,94%, para 18.127,65 pontos, e S&P 500, que teve elevação de 0,90%, aos 2.108,10 pontos.

“É evidente que o crescimento no ano está sendo recompensado”, disse Bob Turner, da Turner Investments, acrescentando que o avanço em muitas ações de tecnologia neste último ano tem sido impulsionado pela receita rápida e crescimento de lucro.

“Este nível é melhor que o visto em 2000, porque naquela época era tudo especulação”, disse ele. “Agora é realmente sustentável.”

Operadores notam que o volume de negócios hoje nas bolsas foi elevado, devido ao vencimento simultâneo de quatro tipos de contratos de opções e futuros, conhecido como
quadruple witching.

O mercado ainda recebeu no meio da semana um choque de ânimo com os comentários do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), que sinalizaram que a autoridade monetária não terá pressa para elevar os juros no país.

Nesta semana, o Dow Jones acumulou alta de 2,13%, o S&P 500 subiu 2,66% e o Nasdaq avançou 3,17%, quebrando uma sequência de três semanas consecutivas de perdas.

Entre as ações de destaque nesta sessão, estão as da Biogen Idec, que saltaram quase 10% depois que a empresa informou que um estudo mostrou que pacientes com formas precoces e leves da doença de Alzheimer que tomaram doses mais fortes de uma droga experimental apresentaram declínio cognitivo mais lento depois de um ano que pacientes que receberam placebo.

Já os papéis da Nike avançaram 3,7% diante da notícia de que as vendas da companhia subiram 7%. Fonte: Dow Jones Newswires.