As bolsas americanas encerraram o dia em alta nesta sexta-feira, 27, após quatro sessões consecutivas de queda, mas os ganhos não foram suficientes para neutralizar as perdas dos pregões passados.
O índice Dow Jones avançou 0,19%, para 17.712,66 pontos; o S&P 500 subiu 0,24%, para 2.061,02 pontos; e o Nasdaq teve elevação de 0,57%, aos 4.891,22 pontos. Na semana, o Dow Jones acumulou queda de 2,29%, o S&P 500 baixou 2,23% e o Nasdaq perdeu 2,69%.
A incerteza sobre o ritmo de crescimento da economia americana, alimentada pelos dados mistos divulgados nos últimos dias, tem deixado os investidores cautelosos. Segundo operadores, cerca de 5,7 bilhões de ações mudaram de mãos hoje, o segundo menor volume neste ano.
O temor de que o fortalecimento do dólar prejudique os lucros das empresas que mantêm negócios em outros países também tem influenciado as operações.
O governo americano informou hoje que a economia dos EUA cresceu a uma taxa anualizada de 2,2%, abaixo da previsão dos economistas, de 2,4%. O número apontou uma desaceleração frente à expansão anualizada de 2,7% vista no terceiro trimestre. Além disso, o Departamento do Comércio informou que os lucros corporativos norte-americanos ajustados antes de impostos recuaram em 2014 pela primeira vez desde 2008.
“Estamos em um período em que não há grande volume de notícias para levar o mercado para um lado ou outro”, disse Janet Engels, da RBC Wealth Management.
Entre as ações de destaque nesta sessão estão as da Dow Chemical, que subiram 2,8% após a companhia informar que poderia promover mudanças em sua estrutura e unir parte de seus negócios com os da Olin. Os papéis da Olin dispararam 14%.
Já as ações da Carnival saltaram 6,1% diante da apresentação de resultados melhores que o esperado. Fonte: Dow Jones Newswires.