As bolsas de Nova York fecharam em baixa nesta quarta-feira, 29, dia em que foi divulgada a primeira leitura do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA, bem abaixo da previsão, e também de decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA). O Fed manteve sua política, sem sinalizar em que momento pode elevar os juros.
O índice Dow Jones caiu 0,41%, para 18.035,53 pontos, o Nasdaq recuou 0,63%, para 5.023,64 pontos, e o S&P 500 teve queda de 0,37%, para 2.106,85 pontos.
O banco central norte-americano decidiu manter, por unanimidade, a atual política monetária. O Fed afirmou que a desaceleração econômica no primeiro trimestre ocorreu devido a fatores transitórios, mas não sinalizou quando pode ocorrer a primeira alta nos juros. Aumentou, com isso, a incerteza sobre quando o BC dos EUA pode elevar os juros.
Mais cedo, foi informado que a economia dos EUA desacelerou acentuadamente no primeiro trimestre, com crescimento à taxa anualizada de 0,2%, ante uma previsão dos analistas de alta de 1%. Já o índice de vendas pendentes de imóveis aumentou 1,1% em março ante fevereiro no país, segundo a Associação Nacional de Corretores (NAR, na sigla em inglês). A alta mensal foi a terceira consecutiva, apontando para demanda mais firme no setor imobiliário.
As ações já abriram em baixa hoje em Nova York e mantiveram as quedas após a divulgação do PIB. “Os dados econômicos precisam melhorar”, disse David Seaburg, da Cowen and Co. em Nova York.
Ainda que as principais ações de Nova York tenham avançado nas últimas semanas, elas têm conseguido isso com sobressaltos. O S&P 500 sobe 1,9% até agora em abril.
Com a decisão do Fed, as bolsas mantiveram as baixas. “É um não evento”, disse Tom Carter, diretor-gerente da corretora Jones Trading. Segundo ele, a queda forte nos mercados europeus hoje atraiu mais a atenção dos investidores.
Entre as ações em foco em Nova York, Humana caiu 7,2%, após a companhia divulgar balanço que veio abaixo do esperado pelo mercado. Anthem ficou com a receita abaixo da previsão dos analistas e o papel recuou 2%.
A operadora de cassinos Wynn Resorts caiu 17%, após informar no fim da terça-feira que teve prejuízo no primeiro trimestre. As ações da Akamai Technologies recuaram 1,2%, após a companhia de serviço de computação em nuvem informar que seus resultados do primeiro trimestre ficaram abaixo da própria previsão da empresa. As ações do Twitter caíram 8,9%, ampliando a queda do dia anterior, após a divulgação de um balanço desapontador. Fonte: Dow Jones Newswires.


