Economia

Bolsas fecham em queda em NY por pessimismo com Grécia e dados fracos nos EUA

As bolsas de Nova York começaram a semana em queda, em meio a mais um revés na questão da Grécia e dados fracos para a economia norte-americana. Com isso, o índice Dow Jones fechou em queda de 0,60%, aos 17.791,17 pontos, nesta segunda-feira, 15, acompanhado do S&P 500, que baixou 0,46%, para 2.084,43 pontos, e do Nasdaq, que teve retração de 0,42%, para 5.029,97 pontos.

Ontem, a Grécia e autoridades europeias terminaram as negociações do fim de semana sem chegar a um acordo, diante de divergências sobre as reformas que Atenas precisa implementar para garantir ajuda financeira adicional. O atual programa de ajuda da Grécia vence no fim deste mês e o temor é que o país decrete moratória e, eventualmente, seja forçado a deixar a zona do euro.

A noticia influenciou negativamente as bolsas europeias, que, por sua vez, impactaram as bolsas dos EUA, que começaram o pregão em baixa. Além disso, as ações negociadas em Nova York foram pressionadas pelo resultado decepcionante da produção industrial dos EUA, que teve queda mensal de 0,2% em maio, contrariando previsão dos analistas de aumento de 0,2%. Além disso, o índice Empire State de atividade em Nova York caiu para -1,98 em junho, contra a previsão de alta para 5,4.

“No curto prazo, os mercados estão sendo muito mais influenciados por notícias na Grécia, a decisão do Federal prevista para esta semana e o potencial colapso das negociações nucleares iranianas”, alertou Phil Orlando, estrategista-chefe de ações da Federated Investors.

A reunião do Fed ocorre amanhã e na quarta-feira. A decisão será divulgada no segundo dia. Os investidores estão atentos a possíveis novas pistas sobre quando as taxas de juros devem ser elevadas. As apostas, por enquanto, estão concentradas em setembro. Fonte: Dow Jones Newswires.