Em live transmitida nesta quinta-feira, 26, o presidente Jair Bolsonaro voltou a abordar o processo de concessão da rodovia Presidente Dutra, quando citou novamente o prefeito de Guarulhos, Guti, ao falar que não será implantada qualquer nova praça de pedágio no município, diferente do que previa o primeiro edital de concorrência.
Junto ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o chefe da Nação lembrou que o Governo Federal está realizando novamente a licitação para a nova concessão da Dutra, no valor de R$ 15 bilhões. Em seguida, salientou que o edital prevê redução de 35% nas tarifas de pedágio, além de não permitir que qualquer praça nova seja construída, diferente do que previa o primeiro edital de concessão.
“Queriam criar uma praça nova em Volta Redonda, região de Barra Mansa, e outra perto de Guarulhos. Lembro que na época o prefeito de lá me ligou. Aliás quero parabenizar o prefeito. Está de parabéns. Político gosta de criticar. Mas não basta reclamar. Tem que ir atrás. Chegou a nosso conhecimento e nós tomamos as providências”, citou ao repetir que não haverá pedágio novo em Guarulhos.
O novo edital de concessão, porém, prevê a cobrança de pedágios pelo sistema “free flow”, por meio da leitura de tags nos veículos, que será implantado apenas na pista expressa da rodovia. Ou seja, os motoristas que se dirigirem a Guarulhos ou saírem da cidade utilizando a pista marginal seguirão sem pagar qualquer valor de pedágio. Ainda assim, o prefeito Guti defende que seja criada uma isenção para os veículos emplacados em Guarulhos, a fim de que nenhum cidadão venha a ser onerado, mesmo se utilizar a pista express.
BOLSONARO ATÉ 2026
Com certeza.