Equipes do Corpo de Bombeiro, auxiliadas por agentes da Polícia Rodoviária Federal e Guarda Civil Municipal de Guarulhos, atuam neste momento no km 218 da rodovia Presidente Dutra para liberar as pistas laterais, bloqueadas por um pequeno grupo de manifestantes, que protestam contra ação da comunidade Sata para garantir a segurança dos próprios moradores. Há 23 habitações que devem ser removidas nesta terça-feira, para evitar inundações na região.
Desde o ano passado, a Prefeitura de Guarulhos negocia com os moradores para a retirada de moradias construídas em área de risco na comunidade do Sata. Algumas habitações foram desocupadas e já derrubadas. A retirada dos moradores foi amplamente discutida e novos prazos foram dados para as famílias, que ainda se mantém na área irregular. As habitações ficam numa área de risco e causam inundações em toda a comunidade, já que represam a água.
A Prefeitura já paga o aluguel social para 34 famílias que precisaram deixar suas habitações construídas em área de risco.