O atropelamento ocorreu na Estrada do Elenco, próximo à Praça Oito, no Jardim Munira. Moradores do local, ameaçados de despejo em razão de uma ação de reintegração de posse da área por eles ocupada, realizaram uma manifestação e atearam fogo em pneus, móveis velhos e lixo, interditando a via e forçando o acionamento dos bombeiros.
No momento em que os militares 5º Grupamento trabalhavam, o aposentado Ailton Vieira, de 69 anos, ao volante de um Santana vermelho, avançou contra a barreira incendiada e atingiu o soldado Marcos Pereira da Costa, de 43 anos. Com fratura em uma das pernas e escoriações pelo corpo, ele foi medicado no Hospital Geral de Guarulhos (HGG) e liberado. Já o sargento Adílson de Paiva Bernardo, de 46 anos, foi ferido na cabeça e permanecia internado também no HGG, mas fora de perigo.
Após atropelar os dois bombeiros, o motorista fugiu do local, mas foi perseguido por equipes da PM e acabou detido. O aposentado foi encaminhado para o IML e submetido ao teste do bafômetro, que confirmou excesso de álcool no sangue. Ailton foi autuado em flagrante no 7º Distrito Policial de Guarulhos, por embriaguez ao volante, lesão corporal culposa e fuga, mas seria liberado após pagar fiança.