Destaque2 Estadão

Boni é internado nos EUA após sofrer enfarte durante voo

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, de 86 anos, foi internado na semana passada, nos Estados Unidos, depois de ter sofrido um enfarte durante um voo entre Nova York e o Rio. A informação é da direção da <i>TV Vanguarda</i>, afiliada da emissora no interior de São Paulo da qual o ex-diretor da <i>Globo</i> é sócio.

Segundo a emissora, o incidente ocorreu na madrugada da quarta-feira da semana passada, dia 5, o que obrigou o avião a fazer um pouso forçado em Orlando, onde mora um dos filhos de Boni. Lá, o diretor passou por uma cirurgia cardíaca. A previsão é que ele tenha alta nesta terça-feira, 11.

Como tantos outros profissionais de sua época, Boni também começou no rádio, influenciado pelo pai, o dentista Orlando de Oliveira, que tocava violão no regional de Armandinho, e pelo tio Hermínio, que fazia parte do grupo Quatro Ases e um Coringa.

E o jovem Bonifácio, lá pelos seus 15 anos, foi para o Rio de Janeiro, onde deu início a sua carreira radiofônica como estagiário de Dias Gomes. Isso foi na <i>Rádio Clube do Brasil</i>. Em 1950, já na <i>Rádio Nacional</i>, foi redator do programa Clube Juvenil Toddy.

Mas foi nesse momento que conheceu humorista o Manuel de Nóbrega, de quem viria a se tornar secretário pessoal. Depois do rádio, chegou à televisão, iniciando pela <i>TV Tupi</i>, passando pela <i>Excelsior</i>, entre outras.

Até que, em 1968, chega à <i>Globo</i>, onde assumiu o cargo de diretor-geral de Produções e de vice-presidente de operações. De lá, saiu em 1998, mas ainda mantendo uma ligação, ao se tornar consultor da emissora – saiu de vez em 2001, para se dedicar a projetos pessoais.

Posso ajudar?