Cidades

Bosque Maia: o pulmão da cidade de Guarulhos

Um dos pontos turísticos mais visitados do município, é um ambiente familiar e que privilegia a qualidade de vida

Um dos pontos turísticos mais visitados do município, o Bosque Maia é o maior parque urbano de Guarulhos, contando com aproximadamente 170.000 m², sendo considerado o pulmão da cidade.

O local é ponto de encontro dos moradores que privilegiam a qualidade de vida, uma vez em que Bosque Maia é o espaço ideal para a prática de esportes. Além disso, é um ambiente adequado para o encontro de famílias que aproveitam os finais de semana para realizarem diversas atividades ao ar livre.

Atualmente oferece uma pista de três quilômetros para a prática de cooper e caminhada, trilhas na mata superior, quatro quadras poliesportivas, quadra de capoeira, pista de skate, espaço para a prática de bicicross, academia ao ar livre, nascentes, lago artificial com ponte paisagística, campo de areia e praça de eventos que sedia acontecimentos esportivos e de lazer. Além disso, o espaço possui, ainda, um Centro de Educação Ambiental (CEA), onde são realizadas exposições de arte, encontros de meio ambiente e tardes musicais.

É tombado como patrimônio próprio público municipal pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Arquitetônico e Paisagístico de Guarulhos, desde 2000.

O parque, localizado na avenida Paulo Faccini s/nº, funciona diariamente das 6h às 22h.

Ciclovia: o espaço para a família

Desde dezembro do ano passado, os guarulhenses que gostam de pedalar passaram a contar com uma nova opção de lazer. Com extensão total (ida e volta) de 6.900 metros, a Ciclovia Paulo Faccini funciona aos domingos, das 7h às 16 horas, junto ao canteiro central das vias públicas inclusas no trajeto.

A pista exclusiva para bicicletas, indicada em cor vermelha, tem início na avenida Paulo Faccini, em frente à rua Itaverava, no Macedo. O término é na avenida Bartolomeu de Carlos, no retorno após a avenida Benjamin Harris Hunnicutt, em frente ao supermercado Carrefour, na região da Vila Rio de Janeiro.

Agentes de trânsito orientam os ciclistas ao longo do circuito, principalmente nos cruzamentos. Além disso, cones são colocados no percurso para auxiliar a circulação das pessoas.

Para utilizar o novo espaço, basta levar a própria bicicleta. A recomendação é para que as pessoas utilizem capacete e sigam as orientações de segurança previstas nesses casos. A Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) está elaborando um processo licitatório para a contratação de uma empresa que será responsável em alugar bicicletas para os usuários.

Posso ajudar?