Roteiros

Bosque Maia tem exposição “40 anos de escultura”

O local abrigará entre os dias 28 de junho e 30 de julho a exposição "40 Anos de Esculturas de Gilmar Pinna", que poderá ser visitada diariamente, das 6h às 22h

A partir da próxima semana, o guarulhense terá uma atração a mais no Bosque Maia, avenida Paulo Faccini, s/nº, Jardim Maia. O local abrigará entre os dias 28 de junho e 30 de julho a exposição "40 Anos de Esculturas de Gilmar Pinna", que poderá ser visitada diariamente, das 6h às 22h.

O artista plástico nasceu em Ilha Bela, no litoral de São Paulo, mas não esconde sua paixão por Guarulhos, que o acolheu há 11 anos. Por esse motivo, Pinna decidiu comemorar os 40 anos de carreira com uma grande exposição ao ar livre em um dos cartões postais do município.

Trinta das mais importantes obras do escultor estarão nesta mostra, que terá a abertura oficial na quinta-feira (28), a partir das 19h30. Usando materiais como aço inox, aço carbônico e bronze, Pinna cria peças dos mais variados temas.

No Bosque Maia, os visitantes poderão ver obras com até cinco metros de altura. Atualmente, o principal projeto de Gilmar Pinna é a criação do "Cavaleiro Fiel", obra que terá 30 metros de altura e 60 de largura e ficará na entrada do futuro estádio do Corinthians, em Itaquera.

De acordo com o artista, a homenagem à fiel torcida é uma parceria com o clube paulista e está em fase de captação de recursos. Pinna passa a maior parte do tempo no seu ateliê, próximo ao centro da cidade. No local, oito jovens trazidos de Alagoas trabalham como aprendizes de escultor. "Para a criação do Cavaleiro Fiel pretendo contratar mais 12 ajudantes", explica.

Dono de um estilo único, Pinna tem trabalhos expostos na Suíça, Itália, Portugal, Estados Unidos, Espanha, África do Sul entre outros.

Posso ajudar?