Foi no sufoco, mas o Botafogo derrotou a Chapecoense por 1 a 0, no início da noite deste sábado, no Maracanã. Assim, deu um salto na tabela de classificação e se afastou da zona de rebaixamento do Brasileirão – com o resultado pela 17ª rodada, os dois times ficaram com os mesmos 19 pontos. O gol da vitória foi marcado pelo meia peruano Ramírez, ainda no primeiro tempo.
Desde os primeiros minutos, o Botafogo se mostrou mais disposto ao jogo. O time atuou com suas linhas adiantadas, trocou bons passes no meio e também explorou as jogadas de fundo pelo lado direito, com o lateral Edilson e o meia Ramírez.
O meia peruano, aliás, foi um dos destaques do time carioca no primeiro tempo. Realizou bons tabelamentos na intermediária e só não foi mais incisivo no ataque porque os atacantes Zeballos e Ferreyra, fincados entre os marcadores, ofereciam poucas opções de jogadas.
Assim, coube ao próprio Ramírez abrir o marcador. Aos 31 minutos, ele recebeu a bola no bico da grande área e chutou em curva, no ângulo oposto do goleiro Danilo, marcando um lindo gol no Maracanã.
Na etapa final, a Chapecoense foi para cima. E teve duas boas chances de chegar ao gol de empate. Aos 15 minutos, o goleiro Jefferson salvou cabeceio a queima-roupa. E aos 25, Bruno Rangel mandou na trave botafoguense.
Com o susto, o técnico Vagner Mancini decidiu reforçar a marcação, colocando Bolatti na vaga de Airton. Com sangue novo no meio, o Botafogo voltou a ter o controle das ações no setor. Ao time catarinense, coube insistir no chuveirinho. Mas as chances de gol não vieram, e o resultado acabou sendo mesmo o do primeiro tempo.
FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 1 X 0 CHAPECOENSE
BOTAFOGO – Jefferson; Edílson, Bolívar, André Bahia e Junior César; Airton (Bolatti), Gabriel, Ramírez e Daniel (Yuri Mamute); Zeballos (Sidney) e Ferreyra. Técnico: Vagner Mancini.
CHAPECOENSE – Danilo; Fabiano, Rafael Lima, Grolli e Ednei; Wanderson, Abuda (Tiago Luís), Dedé, Zezinho e Camilo (Mailson); Bruno Rangel. Técnico: Celso Rodrigues.
GOL – Ramírez, aos 31 minutos do primeiro tempo.
ÁRBITRO – Anderson Daronco (RS).
CARTÃO AMARELO – Ferreyra, Fabiano e Bolívar.
RENDA – R$ 273.615,00.
PÚBLICO – 15.909 pagantes (18.450 presentes).
LOCAL – Estádio do Maracanã, no Rio (RJ).