Economia

Bovespa abre em alta, mas reduz ganhos com incertezas

Após cinco sessões consecutivas de perdas, a Bovespa abriu a sexta-feira, 25, em alta, ajudada principalmente pelo bom desempenho das bolsas internacionais. As bolsas de Nova York confirmaram a indicação dos índices futuros e sobem. As principais bolsas europeias também exibiam há pouco ganhos consistentes.

Pouco depois, contudo, o Ibovespa reduzia o avanço para 0,23%, aos 45.395,23 pontos às 10h36. A justificativa, segundo operadores, é que os investidores estão evitando assumir riscos antes do fim de semana, devido às contínuas incertezas no cenário doméstico.

No campo corporativo, as ações da Petrobras respondem positivamente num primeiro momento ao anúncio de um reajuste de 12% no preço do gás de botijão acima de 13 quilos, destinado principalmente aos mercados industrial e comercial. No horário mencionado, contudo, também tinham o avanço limitado: Petrobras PN subia 0,72% e ON, 0,48%.

Os investidores em geral processam dados positivos dos Estados Unidos divulgados esta manhã, entre eles o crescimento acima do esperado do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, conforme a terceira estimativa, divulgada na manhã desta sexta. Bons indicadores reforçam os argumentos para o Federal Reserve elevar os juros ainda neste ano.

Na quinta-feira, 24, a presidente da instituição, Janet Yellen, alimentou tais expectativas, usando um tom positivo ao discursar sobre a economia global. O pronunciamento foi feito depois do encerramento dos negócios.

Posso ajudar?