Economia

Bovespa acelera alta com abertura em Nova York

A Bovespa acelerou os ganhos após a abertura em Nova York nesta quarta-feira, 9, com ingressos de investidores estrangeiros na compra. A valorização está em linha com os fortes ganhos das bolsas europeias e em Nova York. Os mercados ocidentais são contagiados pela valorização das bolsas chinesas e asiáticas, após o governo da China anunciar que vai adotar uma política fiscal mais vigorosa para estimular o crescimento econômico do país. Segundo analistas, os estímulos dão um alívio momentâneo às preocupações envolvendo a desaceleração do gigante asiático.

Internamente, os investidores aguardam o ministro Joaquim Levy, que participa de evento nesta quarta em São Paulo às 12h30, depois de dizer na terça-feira, 8, que o governo analisa a elevação do Imposto de Renda das pessoas físicas para melhorar a arrecadação fiscal. A sinalização está em linha com o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff na segunda-feira, 7, no qual destacou a necessidade de “remédios amargos” para desfazer erros cometidos durante o primeiro mandato. Porém, o vice-presidente Michel temer e os presidentes do Senado e da Câmara já se pronunciaram contra aumento ou criação de impostos.

No front corporativo, as ações da Vale sobem com o aumento de preço do minério de ferro, de 0,9% no mercado à vista chinês, para US$ 56,9 a tonelada seca. Apesar da queda do petróleo em Nova York, Petrobras também avançava nesta manhã com compras de oportunidade, já que os papéis da estatal ainda carregam desvalorização de cerca de 4% em setembro. No setor de siderurgia, que na terça registrou fortes ganhos, o destaque é a Gerdau, que promoveu um reajuste de preços, a despeito do cenário de fraca demanda. Já as ações da BM&FBovespa subiam mais de 4%, após a companhia ter anunciado mais cedo a venda de 20% da sua participação no capital do CME Group.

Por volta das 10h30, o Ibovespa subia 1,84%, aos 47.623,30 pontos. Petrobras PN avançava 2,08% e a ON, +2,59%. Vale ON, +4,28% e a PNA,+3,45%. Gerdau PN, +4,31%. As ações de bancos têm ganhos mais contidos. Itaú Unibanco, +2,02%; Bradesco ON, +1,65% e PN, +2,40%.

Em Wall Street, Dow Jones subia 0,82% após a abertura; S&P500, +0,75%; e Nasdaq, +0,94%.

Posso ajudar?