A Bovespa iniciou os negócios em queda na manhã desta quarta-feira, 25, em linha com o comportamento de suas pares internacionais. No cenário político local, desagradou aos investidores o resultado da pesquisa Ibope divulgada na terça-feira, 24. O levantamento mostrou que entre os eleitores de São Paulo o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) aparece em segundo lugar, empatado com o deputado Jair Bolsonaro (PSL), ambos com 14%. A expectativa era de que o tucano se saísse melhor na sondagem que ouviu eleitores do Estado que governou por quatro mandatos.
Além disso, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida, mesmo preso e condenado na Lava Jato.
Também traz preocupação ao mercado a vitória parcial que o ex-presidente da República obteve na terça, com a decisão da Segunda Turma do STF de retirar de Sérgio Moro menções da delação da Odebrecht que tratam do sítio de Atibaia (SP) e do Instituto Lula.
Às 10h33, o Ibovespa recuava 0,89%, aos 84.706,48 pontos.
As units do Santander, que divulgou balanço mais cedo, exibiam queda de 2,55%. A instituição iniciou o pregão com ganhos, mas pouco depois passou a cair, sob influência da cautela política e do ambiente externo negativo.
Além disso, o resultado do banco foi de certa forma antecipado, já que a matriz espanhola abriu seus números na terça.