Economia

Bovespa enfrenta volatilidade e termina pregão em alta de 0,17%

Volatilidade foi a principal característica dos negócios na Bovespa nesta terça-feira, 15, que sucedeu ao anúncio do pacote de medidas fiscais do governo. A bolsa brasileira alternou altas e baixas durante quase todo o dia e terminou a sessão com elevação discreta, de 0,17%, aos 47.364,06 pontos.

No movimento de gangorra, o Ibovespa oscilou entre a máxima de 47.689 pontos (+0,86%) e a mínima de 46.746 pontos (-1,13%). Por trás desse comportamento errático esteve a cautela dos investidores com o cenário interno ainda incerto e com a proximidade da reunião do Federal Reserve, que decidirá sobre os juros nos EUA na próxima quinta-feira. Apesar das alternâncias de sinal, a alta foi a tendência predominante, sustentada por ações específicas.

Os papéis do setor financeiro reagiram de maneira particularmente positiva à divulgação do pacote do governo. A evolução foi atribuída a uma recuperação de fortes perdas nas últimas semanas, quando se especulava sobre a possibilidade de elevação de tributos no setor. A ausência de medida nesse sentido no pacote anunciado pelo governo, portanto, favoreceu uma recuperação das perdas recentes. Com isso, Bradesco PN subiu 1,92%, Itaú Unibanco PN avançou 2,46% e Banco do Brasil ON terminou o dia com ganhos de 3,63%.

O mercado acionário em princípio recebeu bem o anúncio do pacote fiscal de R$ 64,9 bilhões anunciado na segunda-feira pelos ministros Nelson Barbosa (Planejamento) e Joaquim Levy (Fazenda), o que levou a Bovespa a fechar em alta de 1,90% no mesmo dia. A constatação de que as medidas enfrentarão forte resistência no Congresso, no entanto, trouxe ceticismo e cautela de volta ao pregão.

O cenário internacional foi fator secundário nos negócios, mas também exerceu influência sobre por aqui. As bolsas norte-americanas fecharam com ganho significativo, repercutindo indicadores locais e internacionais divulgados às vésperas da reunião do Federal Reserve. Segundo a maioria dos analistas, o BC dos EUA deverá adiar mais uma vez o início do ciclo de aumento de juros, o que favorece o mercado de ações. Em Nova York, o índice Dow Jones fechou em alta de 1,40% (16.599,85 pontos). O S&P subiu 1,28% (1.978,09 pontos) e o Nasdaq, 1,14% (4.860,52 pontos).

Entre as ações que compõem o Ibovespa, as maiores altas foram de Oi PN (+3,16%), MRV ON (+3,92%) e Banco do Brasil ON (3,63%). Já as quedas foram lideradas por Qualicorp ON (-6,69%), Rumo Logística ON (-4,43%) e Vale PNA (-3,58%).

Posso ajudar?