Economia

Bovespa estica realização de lucros e termina em baixa

A Bolsa voltou a fechar em queda nesta quinta-feira, 07, dando continuidade à realização de lucros iniciada ontem após ter rompido na terça-feira a marca de 58 mil pontos, fechando no maior nível desde setembro de 2014. Adicionalmente, a correção recebeu um reforço da divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom), considerada conservadora, e da desvalorização das commodities. O Ibovespa fechou aos 56.921,39 pontos, com queda de 0,32% e volume financeiro de R$ 6,4 bilhões.

A bolsa até chegou a operar no azul nos primeiros negócios, mas virou para queda após a abertura dos mercados em Nova York. A exemplo de ontem, o movimento continuou sendo comandado por players estrangeiros na venda, aqueles que mais tinham atuado na ponta contrária até o começo da semana. “Estamos vendo uma realização do forte fluxo externo que entrou em abril mas descolado de fundamentos. Assim, é natural que os investidores embolsem lucros aproveitando também o dólar mais baixo, o que barateia a saída”, disse um operador da mesa de renda variável do setor corporativo. Além disso, disse ele, a ata mostrou um BC inclinado a altas no juro, o que torna a renda fixa mais atrativa.

Na ata da reunião de abril, o Banco Central reforçou que “a política monetária deve manter-se vigilante” e a intenção de levar a inflação para o centro da meta de 4,5% no final de 2016, enterrando as apostas de que o ciclo de ajuste de alta da Selic já tenha terminado, com o mercado vendo pelo menos mais um aumento de juro em junho.

“Está com cara de realização de lucros. A alta recente havia sido bastante inflada pelos estrangeiros”, endossou o trader Thiago Montenegro, da Quantitas Asset, para explicar o comportamento da Bolsa hoje, citando ainda a influência negativa da queda dos preços de petróleo, metais e minério de ferro, ligados a setores importantes do Ibovespa. As ações ON da Petrobras e Vale, que haviam sido os grandes alvos de compras de estrangeiros nos últimos dias, foram bastante penalizadas pelo movimento de realização, com quedas de 1,08% em Petrobras ON e de 4,21% Vale ON. Já Petrobras PN subiu 0,44% e Vale PNA caiu 0,93%.

O ajuste de baixa nesta quinta-feira foi bem mais brando do que o ontem, quando as perdas em Wall Street serviram de pretexto para a correção, já que hoje as bolsas norte-americanas operaram majoritariamente em alta. O Dow Jones terminou com ganho de 0,46%, o S&P 500 subiu 0,38% e o Nasdaq, +0,46%.

Posso ajudar?