Enquanto os investidores monitoram a presidente Dilma Rousseff, que se defende de processo de impeachment no plenário do Senado nesta segunda-feira, 29, a Bovespa abriu em alta, em linha com suas pares em Nova York. Segundo operadores, a fala da petista é apenas acompanhada, e não chega a fazer preço nos ativos domésticos.
Às 10h40, o Ibovespa avançava 0,59%, aos 58.055,14 pontos, enquanto o Dow Jones subia 0,42%, o S&P 500 tinha alta de 0,37% e o Nasdaq mostrava ganho de 0,24%.
No mercado internacional, houve uma melhora no humor na última hora depois da divulgação de dados sobre gastos e renda dos consumidores nos EUA. Em julho ante o mês anterior, os gastos subiram 0,3% e a renda avançou 0,4%, confirmando as expectativas dos analistas. Os números de junho, por sua vez, foram ligeiramente revisados para cima.
Os dados mostram que a recuperação dos EUA continua em andamento, o que favorece investimentos em ações, e ao mesmo tempo, podem ajudar a fortalecer o argumento a favor de uma nova alta de juros pelo Federal Reserve (o banco central norte-americano), o que tende a impulsionar o dólar.