Após oito anos de ausência, o Brasil volta a participar de uma edição da Copa do Mundo Sub-20, que se inicia neste fim de semana, na Argentina. A seleção, favorita e dona de cinco títulos (1983, 1985, 1993, 2003 e 2011), estreia no próximo domingo, 21, já em um clássico contra a Itália pelo Grupo D, com uma equipe repleta de revelações dos campeonatos nacionais – alguns com relativo sucesso e até sendo peças-chave em seus clubes.
A última vez em que a Canarinho saiu do torneio como a vencedora foi em 2011. O elenco da época, comandado por Ney Franco, levantou o troféu sem perder um único jogo e com direito a hat-trick de Oscar na decisão contra Portugal. Ele e vários outros daquele time fizeram carreira no principal, exemplos de Alex Sandro, Casemiro e Phillipe Coutinho. A nova geração, que também tem nomes promissores, sonha com o mesmo salto.
O primeiro jogo contra os italianos carrega um histórico de duelos nas décadas de 1970 e 1980, mas que esteve em certo hiato nos últimos anos. O Brasil enfrentou os europeus nas edições de 1977, 1981 e 1987, todas na fase de grupos, e leva a melhor no confronto direto, com duas vitórias e uma derrota.
A rodada seguinte será contra a estreante República Dominicana, que não é vista como uma das favoritas ao título, e no fechamento do grupo, a Nigéria estará no caminho. Os africanos também são velhos conhecidos, pois enfrentaram a seleção em 1983, 1987, 2005 e 2015, mas perdem no retrospecto do mesmo jeito: três vitórias dos brasileiros e um empate.
Apesar de estar em um grupo considerado difícil, a seleção sub-20 tem perspectivas de um bom resultado nesta edição do Mundial, pois qualidade não falta no elenco de Ramon Menezes. Desde o goleiro titular, que é Mycael (Athletico-PR), destaque no Sul-Americano e já convocado à principal, até o ataque, com nomes como Marcos Leonardo (Santos), Giovane (Corinthians) e Giovani (Palmeiras).
O meio-campo tem a entrosada dupla de Andrey Santos e Marlon Gomes, ambos do Vasco, que jogaram juntas em diversas partidas da base. Na zaga e laterais, surgem Robert Renan (Zenit, ex-Corinthians) e Arthur (América-MG), que, assim como Mycael, também foram chamados ao time de cima.
No entanto, também há desfalques importantes. Alguns jogadores badalados, como Alexsander, Endrick e Vitor Roque, ficaram de fora por não terem sido liberados pelos seus clubes – Fluminense, Palmeiras e Athletico-PR, respectivamente – já que, hoje, são peças fundamentais lá. Kaiky Fernandes (Almería, ex-Santos) cortado por lesão, também não jogará, com Jean Pedroso (Coritiba) convocado em seu lugar.
RELEMBRE A CONVOCAÇÃO DE RAMON MENEZES
GOLEIROS
Kaíque – Palmeiras
Kauã Santos – Flamengo
Mycael – Athletico Paranaense
LATERAIS
Arthur – América Mineiro
André Dhominique – Bahia
Kaiki Bruno – Cruzeiro
ZAGUEIROS
Jean Pedroso – Coritiba
Michel – Palmeiras
Robert Renan – Zenit (Rússia)
MEIO-CAMPISTAS
Andrey Santos – Vasco
Guilherme Biro – Corinthians
Marlon Gomes – Vasco
Matheus Martins – Watford (Inglaterra)
Ronald – Grêmio
ATACANTES
Giovane – Corinthians
Giovani – Palmeiras
Kevin – Palmeiras
Marcos Leonardo – Santos
Matheus Nascimento – BotafogoPedrinho – Corinthians
Sávio – PSV (Holanda)
GRUPOS DO MUNDIAL SUB-20 2023
GRUPO A
Argentina
Uzbequistão
Guatemala
Nova Zelândia
GRUPO B
Estados Unidos
Equador
Fiji
Eslováquia
GRUPO C
Senegal
Japão
Israel
Colômbia
GRUPO D
Itália
Brasil
Nigéria
República Dominicana
GRUPO E
Uruguai
Iraque
Inglaterra
Tunísia
GRUPO F
França
Coreia do Sul
Gâmbia
Honduras