Os casos de três pessoas, entre elas uma criança, que apresentaram os sintomas do coronavírus estão sendo analisados pelo Ministério da Saúde. Ao todo 45 casos já foram descartados.
Neste domingo, 16/02, um navio de bandeira chinesa chamado Kota Pemimpin, oriundo de Singapura, que circulou por portos chineses nos últimos trinta dias, atracou no porto de Santos, com dois tripulantes que apresentam sintomas suspeitos do novo coronavírus. Após análise, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) descartou a presença do vírus.
“Os casos não foram confirmado e efetivamente a Anvisa está fazendo o procedimento e deve emitir uma nota com o resultado da avaliação” explicou secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis.
A princípio os tripulantes teriam apresentado sintomas de gripe, como tosse e dor de garganta. O capitão do navio teria encaminhado a documentação exigida para a atracação no porto. A Secretaria Municipal de Saúde de Santos teria informado que foi notificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o caso e que vai atuar na investigação epidemiológica do navio.
Atualização
Brasil
3 – casos suspeitos
45 – casos descartados
Nenhum óbito
Mundo
51.857 – casos confirmados
1.669 – mortos
China
51.174 – casos confirmados
1.666 – Mortos