A campanha do Brasil no World Tour Finals, torneio que encerra a temporada de 2015 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, disputado em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, segue excelente. Três duplas que representam o País garantiram vaga às semifinais nesta sexta-feira. Além de Pedro/Evandro, que já tinham avançado e folgaram neste dia de disputas, Talita/Larissa e Ágatha/Bárbara também passaram de fase.
Com isso, ao menos uma medalha no torneio feminino já está garantida, com a possibilidade de final verde e amarela. E o Brasil pode avançar com força máxima na competição, já que Alison e Bruno Schmidt encaram neste sábado os italianos Paolo Nicolai e Daniele Lupo, valendo uma vaga na semifinal. Caso avancem, os campeões do mundo fazem o duelo “caseiro” contra Pedro e Evandro, ainda invictos.
Pela chave feminina, Larissa e Talita enfrentam as canadenses Heather Barnsley e Sarah Pavan. Já as campeãs mundiais Ágatha e Bárbara Seixas decidem uma vaga na grande final diante das alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst.
Tanto a capixaba e a sul-mato-grossense, quanto a paranaense e a carioca conhecem bem suas adversárias pelas semifinais, já que as enfrentaram nesta sexta-feira. Larissa e Talita iniciaram em vantagem a partida válida pelo encerramento da fase de grupos e ganharam de virada das canadenses por 2 sets a 1 – com parciais de 21/23, 21/17 e 17/15.
“É um trabalho em conjunto, trabalhamos assim o tempo inteiro. Não é somente o meu bloqueio ou a defesa da Larissa, precisamos estar sintonizadas. E assim a gente consegue parar a gigante (Sarah Pavan) ou qualquer outra jogadora”, analisou Talita.
Ágatha e Bárbara Seixas iniciaram o dia sendo derrotadas pelas alemãs por 2 sets a 0, com parciais de 21/17 e 21/19. Com o resultado, a dupla precisou disputar as quartas de final diante das holandesas Madelein Meppelink e Marleen Van Iersel e reencontrou seu melhor voleibol com a vitória por 2 a 0 – parciais de 21/13 e 26/24. “Vamos descansar e estudar todos os erros que cometemos na partida contra as alemãs. A gente espera fazer uma semifinal muito melhor”, disse Ágatha.
Alison e Bruno Schmidt entraram em quadra duas vezes pelo encerramento da fase de grupos. Muito consistente, a parceria não deu chance aos canadenses Chaim Schalk e Ben Saxton e aplicou 2 sets a 0 (21/16 e 21/19). Na sequência, os campeões do mundo venceram os holandeses Reinder Nummerdor e Christiaan Varenhorst também por 2 a 0 (21/13 e 21/16), na reedição do Mundial da Holanda.
“Com certeza esse jogo foi muito melhor que a final do Mundial. Lá tinha muita coisa envolvendo a partida, muita emoção, e aqui pudemos nos concentrar no ponto a ponto. A gente imprimiu bom ritmo desde o início. O Alison já começou fechando a porta para o Varenhorst e abrimos uma sequência boa”, comentou Bruno Schmidt.
A etapa, que faz neste ano a sua estreia no calendário, segue o modelo do ATP Finals, do circuito masculino de tênis. Disputam a competição somente as oito melhores duplas da temporada. No caso do World Tour Finals, entram ainda mais duas duplas de cada naipe por convite.
O World Tour Finals vai encerrar a temporada de 2015 do Circuito Mundial, embora o calendário deste ano ainda preveja outras três competições a serem disputadas. As etapas de Puerto Vallarta (México), Antalya (Turquia), e Doha (Catar), todas no formato Open, já serão válidas para a temporada de 2016.