O Brasil investiga até esta terça-feira, 11/02, o total de 8 casos suspeitos de coronavírus. Segundo Ministério da Saúde, 33 casos foram descartados no Brasil. No Estado de São Paulo, 3 casos estão em observação e passam por exames específicos. No mundo, 40.554 casos da doença foram confirmados.
Atualização
Brasil
8 casos suspeitos
1 MG
1 PR
2 RJ
1 RS
3 SP
33 descartados
Mundo
40.554 casos confirmados
910 mortos
China
40.235 casos confirmados
909 mortos
Vacina contra coronavírus
Durante uma entrevista coletiva que aconteceu em Genebra, na Suíça, nesta terça-feira, 11/02, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que uma vacina contra o novo coronavírus pode ficar pronta nos próximos 18 meses.
“Precisamos fazer tudo o que podemos com as armas disponíveis hoje” comentou, sem detalhar o que foi dito durante um encontro a portas fechadas, na Suíça, que reuniu cerca de 300 especialistas em virologia, epidemiologia e outros campos científicos para estudar possíveis tratamentos e vacinas.
Prevenção
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
utilizar lenço descartável para higiene nasal;
cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
manter os ambientes bem ventilados;
evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.