A Seleção Brasileira perdeu, nesta terça-feira (14), para o Japão, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2026, por 3 a 2; foi a primeira derrota na história da seleção para este adversário.
A partida realizada no Ajinomoto Stadium, em Tóquio, com o Brasil chegando para o jogo após golear a Coreia do Sul por 5 a 0, mas com uma escalação bastante modificada: apenas três titulares da vitória anterior – Casemiro, Bruno Guimarães e Vini Jr. – estavam entre os 11 que iniciaram o duelo contra os japoneses.
Primeiro tempo de muita efetividade tática
O time brasileiro começou o jogo criando perigo aos nove minutos. Após um corte parcial errado de Watanabe, Martinelli se antecipou, invadiu a área e cruzou com perigo.
O Japão, no entanto, teve uma grande chance de inaugurar o placar. Em uma grande jogada individual de Doan, que superou Martinelli e Carlos Augusto, Minamino chutou e acabou virando um passe para Ueda, que desperdiçou a oportunidade de marcar em cima da linha do gol.
Apesar do susto, o Brasil foi eficiente e abriu o placar em uma jogada de alta qualidade. Bruno Guimarães recebeu a bola de Paquetá e deu um lindo passe de primeira para Paulo Henrique, que finalizou de três dedos de forma precisa para fazer o primeiro gol brasileiro.
Aos 32 minutos, a Seleção Brasileira ampliou a vantagem. Martinelli recebeu um belo passe por cima de Lucas Paquetá e, emendando de primeira com a perna esquerda, fez 2 a 0 para o Brasil.

Desastre em 19 minutos e virada japonesa

A segunda etapa da partida trouxe um cenário completamente diferente para a Seleção Brasileira. Logo aos seis minutos, a defesa brasileira cometeu um erro crucial: o zagueiro Fabrício Bruno se atrapalhou sozinho dentro da área e tocou a bola no pé de Minamino, que não perdoou e diminuiu o placar para 2 a 1, reacendendo a partida.
A pressão japonesa continuou e o empate veio dez minutos depois, aos 16 minutos. Em uma jogada pela lateral, Ito cruzou na segunda trave para Nakamura, que bateu de primeira. Fabrício Bruno tentou afastar a bola, mas acabou desviando contra a própria meta, empatando o amistoso em 2 a 2.
A virada se concretizou aos 25 minutos. Após a cobrança de um escanteio, Ueda subiu sozinho e cabeceou com força. O goleiro Hugo Souza ainda desviou a bola, mas não conseguiu evitar que ela entrasse, decretando a vitória do Japão por 3 a 2.
Nos momentos finais, o Japão quase marcou o quarto gol: aos 41 minutos, Tanaka chutou de fora da área no meio do gol. Hugo Souza, com dificuldade, tentou segurar a bola e espalmou para escanteio.

A Seleção Brasileira nunca havia perdido para o Japão na história do confronto; nos últimos seis jogos foram dois gols tomados da seleção japonesa, hoje: três gols em 19 minutos. Os próximos amistosos aconteceram em março de 2026.


