Estadão

Brasil registra mais 271 mortes pela covid e passa das 679 mil vítimas

O Brasil notificou 33.485 novos casos da covid-19 nesta terça-feira, 2. A média móvel de testes positivos, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, ficou em 33.812. O País também registrou 271 novas mortes pelo coronavírus nas últimas 24 horas. A média diária de óbitos na última semana é de 214 e está há 36 dias acima de 200.

Diante da flexibilização das medidas de isolamento e o avanço de variantes mais transmissíveis do coronavírus, várias partes do mundo registraram novas altas de infecções nas últimas semanas. No total, o Brasil tem 679.063 vítimas e 33.890.290 contaminados. Especialistas apontam, porém, que o número de infectados deve ser muito maior, diante das dificuldades de testagem, nos meses iniciais da pandemia, e depois à subnotificação de casos positivos – parte dos infectados que tiveram diagnóstico por autoteste, por exemplo, não lançam os dados em registros públicos.

Os dados diários do Brasil são do consórcio de veículos de imprensa formado por <b>Estadão</b>, <i>G1</i>, <i>O Globo</i>, <i>Extra</i>, <i>Folha</i> e <i>UOL</i> em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, em balanço divulgado às 20h. De acordo com os números do governo, mais de 32,4 milhões de pessoas se recuperaram da doença desde o início da pandemia.

Os seis meios de comunicação passaram a trabalhar em conjunto, desde 8 de junho de 2020, para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, mas foi mantida após os registros governamentais continuarem a ser divulgados.

Nesta terça-feira, o Ministério da Saúde informou que foram registrados mais de 34,4 mil novos casos e 295 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas. No total, segundo a pasta, o País soma 33.890.428 casos positivados da doença e 679.010 vítimas do novo coranavírus. Os números são diferentes do compilado pelo consórcio de veículos de imprensa principalmente por causa do horário de coleta dos dados.

Posso ajudar?