Esportes

Brasil tem cinco mesa-tenistas nas quartas de final de simples no Pan

A surpreendente derrota de Lígia Silva para uma colombiana foi o único revés do Brasil no tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos, nesta sexta-feira, em Toronto. Assim, são cinco brasileiros vivos na disputa por medalhas em simples, sendo três no masculino e duas no feminino. Quem avançar à semi garante pelo menos o bronze, porque não há disputa pelo terceiro lugar no tênis de mesa.

Entre os homens, Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro podem se enfrentar na semifinal. Melhor brasileiro do ranking mundial, na 55.ª colocação, Tsuboi sofreu para vencer Jorge Campos, de Cuba, por 4 a 3. Agora, pega o canadense Pierre-Luc Theriault, de quem ganhou na competição por equipes.

Já Thiago Monteiro terá pela frente o chileno Felipe Olivares, que já perdeu duas vezes de Hugo Calderano no Pan. O brasileiro se classificou às quartas de final ao vencer Braian Afanador por 4 a 0.

Por fim, Hugo Calderano, que assim como os demais brasileiros ficou de Bye na primeira rodada do mata-mata, por ter vencido seu grupo, eliminou o argentino Gaston Alto. Seu próximo rival será Alberto Mino, outro que já perdeu para Calderano no Pan, na competição por equipes.

Assim, são grandes as possibilidades de a semifinal do Pan ter três brasileiros. O outro candidato ao ouro sai do confronto entre Eugene Wang (Canadá) e Pablo Tabachnik (Argentina). O Pan vale vaga nominal ao campeão nos Jogos Olímpicos do Rio. Para os brasileiros, isso é fundamental para não ficar na dependência da convocação.

FEMININO – Na competição feminina as brasileiras não têm o mesmo favoritismo. Lígia Silva vacilou e perdeu da colombiana Lady Ruano, por 4 a 3, dando adeus à disputa pelo título nas oitavas de final.

Gui Lin teve o confronto em teoria mais complicado, mas venceu Jiaqi Zheng, chinesa naturalizada americana, por 4 a 2. Na próxima fase, pega outra atleta de origem chinesa (tal como a própria brasileira), a canadense Anqi Luo. Se avançar, joga contra Lily Zhang (EUA), ou a colombiana Ruano.

Já Caroline Kumahara sofreu, mas virou sobre a também colombiana Paula Medina, por 4 a 3. Nas quartas de final, pega Mo Zhang, do Canadá. Se chegar à semi, joga contra Adriana Diaz (Porto Rico) ou Yue Wu (EUA). Também no feminino o ouro vale vaga olímpica.