Depois da conquista da medalha de prata pelo novato Michel Augusto, de 19 anos, na categoria ligeiro (menos de 60 kg), na sexta, primeiro dia do Grand Prix de Portugal, a seleção brasileira de judô terminou o sábado sem medalha.
No segundo dia da competição portuguesa, o Brasil teve sete representantes: Gabriel Falcão e Vinicius Ardina (73 kg), João Macedo (81 kg), Gabriella Mantena e Nauana Silva (63 kg), Ellen Froner e Luana Carvalho (70 kg).
Falcão, Macedo, Luana, Ellen e Gabriella perderam suas lutas de estreias, enquanto Ardina e Nauana caíram na segunda rodada.
Neste domingo, último dia da competição, acontecem as disputas das categorias mais pesadas: Karol Gimenes (78 kg), Giovanna Santos (+ 78 kg), Rafael Macedo (90 kg), Rafael Buzacarini e Leonardo Gonçalves (100 kg), Rafael Silva e João Cesarino (+ 100 kg). No ano passado, Rafael Silva, o Baby, conquistou a medalha de bronze em Lisboa.
As etapas de Grand Prix distribuem até 700 pontos no ranking olímpico. Os pontos, nesta fase do ciclo, são 100% computados para a classificação para os Jogos de Paris 2024. Os 18 melhores atletas de cada categoria no ranking final estarão elegíveis para a Olimpíada.