A seleção brasileira masculina de basquete 3×3 começou nesta terça-feira sua trajetória no Mundial, disputado na Antuérpia, Bélgica. O Brasil enfrentou Porto Rico e França no primeiro dia da competição, em um início marcado pelo nervosismo e intensidade da equipe.
A equipe brasileira foi à quadra com Wil Weihermann, Fabrício Veríssimo, Renato Scholz e André Ferros. Na primeira partida, contra Porto Rico, a seleção não conseguiu mostrar seu melhor desempenho em quadra. Em um jogo apertado, acabou derrotada por 20 a 16. Já no segundo confronto, com a seleção francesa, uma das favoritas ao título, o Brasil venceu por 16 a 15 e segue vivo na competição.
Luca Carvalho, técnico do Brasil, destacou a força da seleção, em se recuperar após o revés na primeira partida. "Depois de uma viagem longa conseguimos fazer bons jogos logo no primeiro dia de competição, perdendo por apenas quatro pontos de Porto Rico, uma equipe campeã de WT em 2021, e vencendo a França, devolvendo a derrota no Pré-Olímpico no ano passado. Seguimos para o segundo dia com grandes chances de classificação para a fase final, e agora já sabendo como jogam nossos adversários", afirmou o treinador, que mostrou confiança em sua equipe.
A seleção volta à quadra nesta quinta-feira, 23, para enfrentar Sérvia e Nova Zelândia. Serão duelos decisivos para definir a classificação do Brasil para a próxima fase, no mata-mata. O primeiro jogo acontece a partir das 7h20 (horário de Brasília) e o segundo às 10h20 (horário de Brasília). Ambos terão transmissão ao vivo do SporTV.
O Brasil está no Grupo A, junto com França, Nova Zelândia, Porto Rico e Sérvia. Por conta do formato do torneio, todas as seleções se enfrentam dentro da própria chave. Os primeiros colocados de cada grupo avançam direto para as quartas de final, já o segundo e terceiro vão para as oitavas de final.
"Estreamos com derrota, mas sabemos a força do grupo. Acreditamos no sistema e com isso conseguimos vencer o segundo jogo. Agora é descansar e focar para vencer a Sérvia e a Nova Zelândia. Estamos focados no objetivo", afirmou Fabrício Veríssimo.
Seleção Feminina
Na quarta-feira, dia de descanso da seleção masculina, a equipe feminina faz sua estreia na competição. Contra a Áustria e a França, às 6h e 7h50, respectivamente, tenta ter um bom início no torneio, para chegar ao mata-mata. O formato de disputa é o mesmo do masculino. Completam o grupo do Brasil os Estados Unidos e a Nova Zelândia.
Confira a tabela de jogos:
Masculino
23 de junho – quinta-feira
7h20 – Brasil x Sérvia
10h20 – Brasil x Nova Zelândia
Feminino
22 de junho – quarta-feira
6h – Brasil x Áustria
7h50 – Brasil x França
24 de junho – sexta-feira
7h20 – Brasil x Estados Unidos
9h25 – Brasil x Nova Zelândia