A seleção brasileira de hóquei sobre a grama conseguiu um resultado histórico no fim da tarde desta quinta-feira. O Brasil superou o México por 1 a 0 e conquistou assim sua primeira vitória na história dos Jogos Pan-Americanos. Com o resultado, válido pela segunda rodada do Grupo B dos Jogos de Toronto, a seleção deu um passo importante em sua luta para garantir uma vaga na Olimpíada.
Por não ter nenhuma tradição no esporte, a Federação Internacional de Hóquei (IHF, na sigla em inglês) impôs ao Brasil a necessidade de alcançar no mínimo o sexto lugar no Pan para ter direito a disputar os Jogos Olímpicos do próximo ano por convite.
O torneio de Toronto conta com oito equipes divididas em dois grupos de quatro. Todos avançam para a segunda fase, quando haverá mata-mata com os adversários da outra chave. O cruzamento será feito pela ordem inversa da classificação.
A vitória desta quinta teve importância justamente por conta desses cruzamentos. A seleção estabeleceu como meta na primeira fase evitar de ficar em último para fugir do enfrentamento com o melhor do outro grupo – provavelmente, a Argentina – e beliscar assim uma vaga na semifinal, o que garantiria o Brasil nos Jogos de 2016.
“A gente veio aqui buscar a nossa vaga na Olimpíada. É fruto de muito trabalho, a gente busca dar sempre o melhor. Hoje foi disputado, mas a gente procura sempre dar um gás a mais”, disse o capitão do time André Patrocínio. O jogador reconheceu que o time sente a pressão pela vaga olímpica, mas que consegue controlar a ansiedade durante os jogos.
O jogo desta quinta foi pegado e teve um único gol, marcado por Lucas Paixão no terceiro quarto, num belo lance por cobertura. No último dos quatro tempos, o México pressionou até os instantes finais, mas o time brasileiro se fechou na defesa e garantiu a vitória magra.
Esta é só a segunda vez que o Brasil participa dos Jogos Pan-Americanos. No Rio, jogou por convite e só perdeu. Agora, herdou exatamente a vaga que o México obteve pela Copa Pan-Americana de 2013. Os mexicanos depois se classificaram também pelos Jogos Centro-Americanos e abriram espaço para o Brasil, sétimo na Copa.