A vice-presidente de criação da FCB Brasil, Joanna Monteiro, foi eleita pelo site americano Business Insider como a mulher mais criativa da publicidade atualmente. A escolha de Joanna veio na esteira de uma forte campanha da agência no Cannes Lions – Festival Internacional de Criatividade deste ano.
A FCB trouxe o Grande Prêmio do júri em Mobile Lions – categoria que premia ações desenvolvidas para celulares – para uma campanha da Nivea Sun Kids. A ação da Nivea Sun Kids consistia na distribuição de um bracelete equipado com um dispositivo bluetooth – que foi fixado em um anúncio impresso veiculado na revista Veja Rio – e permitia que os pais controlassem, por meio de um aplicativo para celular da marca, a localização de seus filhos, evitando que eles se perdessem na praia.
Além do Grand Prix, a empresa recebeu 17 Leões no festival deste ano. Outro destaque da FCB Brasil foi a campanha Speaking Exchange (Intercâmbio de Conversação), para a escola de inglês CNA, que recebeu três Leões de Ouro – um em Direct Lions (para ações de marketing direto) e dois em Promo & Activation (promoções e ativações de marca). A peça publicitária criou um novo negócio para a CNA ao recrutar idosos que vivem em casas de repouso nos Estados Unidos para ensinar inglês a jovens brasileiros.
A publicitária diz que o resultado em Cannes e a eleição da Business Insider refletem um trabalho de transformação da agência que começou há três anos e incluiu a simplificação do nome da empresa, que antes se chamava Giovanni+ DraftFCB. Dentro da nova proposta, criação, mídia, atendimento e planejamento passaram a trabalhar de forma integrada, segundo Joanna. “Foi essa mudança que me atraiu”, diz a publicitária, que deixou a Africa, do grupo ABC, de Nizan Guanaes, para se juntar à FCB em 2012. “Acho que os frutos, em termos de prêmios, vieram até antes do que a gente imaginava”, diz a vice-presidente de criação.
O reconhecimento da Business Insider pode mostrar, segundo Joanna, que a criação publicitária é uma carreira viável para mulheres. “Durante muito tempo, pelas exigências de horário, esta não era uma atividade atraente para mulheres. Mas hoje todos na profissão buscam um equilíbrio melhor com a vida pessoal.”
Para a publicitária, a presença feminina na chefia da criação publicitária, apesar de rara tanto no Brasil quanto no exterior, é considerada positiva pelos clientes. “Só tive boas experiências. As empresas gostam de ter a visão feminina. A decisão de compra costuma ser das mulheres, mesmo em produtos para os homens.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.