A Copa do Mundo é uma época tradicional de compra de novas TVs para acompanhar os jogos. Com a concorrência mais acirrada das multinacionais LG e TCL e um mercado com vendas abaixo do patamar pré-covid, a Samsung aposta em sua capacidade de convencer o consumidor. "Queremos que o consumidor chegue à loja sabendo qual TV comprar", diz ao <b>Estadão</b> o vice-presidente da divisão de eletrônicos de consumo da Samsung no Brasil, Gustavo Assunção. A aposta da empresa sul-coreana, que lidera o setor no País com 43% do mercado segundo a consultoria Statista, é de que a Copa irá aumentar as vendas de TVs com telas de 65 polegadas ou mais e também de modelos top de linha.
Leia, a seguir, os principais trechos da entrevista.
<b>O consumidor brasileiro ainda usa a Copa do Mundo como um marco temporal para trocar de TV?</b>
Sem dúvida. Para a Copa de 2022, temos o objetivo de consolidar a venda de telas de 65 a 85 polegadas, e vender produtos mais sofisticados, como os televisores Qled e Neo Qled, tanto 4k quanto 8k.
<b>Como a empresa trabalha com as varejistas para aumentar as vendas de televisores para a Copa?</b>
Há um planejamento de demanda e entrega para evitar gargalos de distribuição. Isso acontece não só com os grandes, mas também com os varejistas regionais. Queremos convencer o consumidor no momento da pesquisa para que ele chegue à loja sabendo qual TV comprar. Como fazemos em todos os anos, apoiaremos nossos parceiros comerciais, com treinamento, bons conteúdos, e, naturalmente, boas ofertas e campanhas dedicadas para a data.
<b>Por que a Samsung mantém tanto uma loja virtual própria quanto parcerias com varejistas no País?</b>
Nem sempre conseguimos oferecer todos os nossos produtos por meio dos parceiros comerciais. Nossa loja é complementar, ela oferece todo o portfólio. O objetivo não é ser o principal canal de vendas, mas um local para eliminar dúvidas. Na nossa loja online, por exemplo, estamos lançando uma plataforma que sugere a TV ideal a cada consumidor a partir de um questionário de cinco perguntas.
<b>Como a empresa vê a chegada de concorrentes brasileiros, como Multilaser, e multinacionais, como TCL?</b>
A chegada de novos concorrentes não nos surpreende, mas não vamos abrir mão do protagonismo. Seguiremos com o objetivo de oferecer produtos inovadores, mas que também são sustentáveis. As caixas dos televisores são ecológicas e nosso controle remoto dispensa o uso de pilhas.
<b>O segundo semestre é marcado pela Black Friday e pelo Natal. Qual é a expectativa para este ano?</b>
A locomotiva de crescimento para o segundo semestre serão as telas grandes e as TVs premium, que esperamos um aumento de vendas de 46% e 93% em receita, respectivamente.
<b>A retração das vendas no varejo em 2022 afetou o comércio de televisores?</b>
As vendas ainda estão em patamar inferior ao período pré-covid, mas já observamos uma melhora neste semestre. O consumidor está menos confiante, mas entende quando há uma boa oferta. Por isso, buscamos eliminar barreiras de compra.
<b>Como o cenário macroeconômico, de alta de juros e inflação, afeta a demanda por TVs no Brasil?</b>
Esse momento desafiador é global e afeta outros segmentos. Estudamos os segmentos afetados e trabalhamos junto aos varejistas para resolver isso. Confiamos muito no nosso portfólio. Vamos trabalhar fortemente em comunicação e com o varejo. Acredito que o Brasil vencerá nos campos e também nas vendas de TVs.
<b>A médio e longo prazo, qual é o plano para não perder a liderança de vendas de TVs no País?</b>
Somos líderes globais há 16 anos consecutivos no mercado de TVs. Nenhuma fabricante chega a essa marca sem oferecer os melhores produtos e serviços. Temos TVs para público jovem e de estilo de vida, além de produtos tecnológicos. Buscamos ter sempre a melhor oferta no momento e lugar certo para o consumidor.
<b>O mercado corporativo é relevante nas vendas de televisores no Brasil?</b>
As vendas do varejo são em maior volume, mas temos uma quantia relevante de vendas para grandes e pequenas empresas. Cada vez mais, as telas servirão como principal equipamento para exibir informações em todos os tipos de ambiente, desde salas de aula até grandes pavilhões de eventos.
<b>Segundo a CNI, a indústria teve retração de 3,7% no primeiro semestre. A Samsung vai continuar a produzir televisores localmente?</b>
Estamos no País há 35 anos. O Brasil é um mercado prioritário e relevante na operação global. Em grande parte, isso veio de ter uma fábrica local, o que mostra o compromisso com o mercado e nos dá chances de aprender com os gostos dos brasileiros. Não só temos intenção de manter a fábrica, como trabalhamos todos os anos para modernizá-la. Todos os produtos avançados são fabricados no Brasil, como a Neo Qled 8K. Ter a fábrica é uma condição estratégica para a operação. Acreditamos no mercado brasileiro.
As informações são do jornal <b>O Estado de S. Paulo.</b>