Cerca de 19 mil brasileiros frequentam este ano o ensino superior público em Portugal, o maior grupo estrangeiro, e “há mais que espaço” para crescer, disse nesta terça-feira (3) a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Elvira Fortunato.
“Temos inscritos em instituições do ensino superior cerca de 19 mil estudantes brasileiros”, de quase 26 mil candidaturas, afirmou Fortunato, que se encontra em Maceió, capital de Alagoas.
A ministra participou de vários encontros, inclusive com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos.
Dos estrangeiros que frequentam instituições de ensino superior em Portugal, os brasileiros são os mais numerosos, disse a ministra portuguesa, frisando que “há espaço, há mais que espaço” para que essa população cresça.
Elvira Fortunato defendeu ainda que as universidades portuguesas devem acolher mais alunos de diferentes nacionalidades: “No âmbito do ensino superior temos de diversificar o nosso público e ter alunos de outras origens.”
Nesta quarta-feira (4), a ministra esteve com o reitor da Universidade Federal de Alagoas, “com a qual existem vários acordos com universidades e institutos politécnicos portugueses”.