Os brasileiros tiveram um dia com uma vitória e uma derrota no World Tour Finals, torneio que encerra a temporada de 2015 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. Nesta quarta-feira, Pedro Solberg e Evandro estrearam com vitória no campeonato, mas Alisson e Bruno Schmidt, que haviam vencido na última terça, acabaram superados por uma dupla da casa.
No primeiro torneio internacional após a confirmação de que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos do ano que vem, no Rio, Pedro Solberg e Evandro suaram para vencer os italianos Paolo Nicolai e Daniele Lupo por 2 sets a 1 (13/21, 21/19 e 15/12).
Após a partida, Pedro Solberg revelou que o jogo da dupla está mais leve e em processo de evolução. “Sem dúvida (o anúncio da vaga olímpica) tirou um contêiner das nossas costas. O Ricardo e o Emanuel são tão fortes quanto nosso time, têm uma história muito maior que a nossa, mas a escolha estava aberta. Estamos jogando melhor e hoje (quarta-feira) mostramos a força do time Pedro e Evandro, dando a volta por cima em um jogo muito complicado”, disse.
Já Alisson e Bruno Schmidt, que assim como os cariocas também representarão o País nos Jogos Olímpicos do ano que vem, fizeram uma partida marcada pelo equilíbrio contra os donos da casa Phil Dalhausser e Nick Lucena, mas foram derrotados por 2 sets a 1 (18/21, 21/16 e 15/11).
Nesta quinta-feira, apenas Pedro Solberg e Evandro entrarão em quadra. Os duelos serão contra os holandeses Alexander Brouwer e Robert Meeuwsen, campeões mundiais em 2013, e Jake Gibb e Casey Patterson, representantes dos Estados Unidos.
A etapa, que faz neste ano a sua estreia no calendário, segue o modelo do ATP Finals, do circuito masculino de tênis. Disputam a competição somente as oito melhores duplas da temporada. No caso do World Tour Finals, entram ainda mais duas duplas de cada naipe por convite.
O World Tour Finals vai encerrar a temporada de 2015 do Circuito Mundial, embora o calendário deste ano ainda preveja outras três competições a serem disputadas. As etapas de Puerto Vallarta (México), Antalya (Turquia), e Doha (Catar), todas no formato Open, já serão válidas para a temporada de 2016.