A atriz, diretora e produtora brasileira Bárbara Paz foi escolhida como jurada de um dos prêmios do 81º Festival de Cinema de Veneza, que acontece entre 28 de agosto e 7 de setembro.
A artista integrará o corpo de jurados que definirá o vencedor do troféu "<i>Leão do Futuro – Luigi De Laurentiis</i>", que homenageia o melhor filme estreante apresentado no evento, incluindo tanto o concurso principal quanto a mostra Horizontes.
O júri também terá o crítico de cinema italiano Gianni Canova, que presidirá o colegiado, o curador de festivais e diretor de mercados cinematográficos de Hong Kong Jacob Wong, o cineasta americano Ricky D Ambrose e a atriz canadense Taylor Russell.
Bárbara Paz marcou presença no Festival de Veneza em 2019, com <i>Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou</i>, vencedor do troféu de melhor documentário sobre cinema na seleção Venice Classics, e em 2021, com o curta-metragem Ato.
A Bienal de Veneza também anunciou o júri da mostra Horizontes, dedicada a novas propostas de cineastas estreantes ou emergentes: a diretora e roteirista americana Debra Granik, presidente do colegiado, o roteirista, diretor e produtor iraniano Ali Asgari, a cineasta e roteirista síria Soudade Kaadan, o diretor, roteirista e produtor grego Christos Nikou, a atriz sueca Tuva Novotny, o diretor húngaro Gábor Reisz e a roteirista e diretora italiana Valia Santella.
Em 10 de julho, o Festival de Veneza já havia divulgado os jurados da seleção principal do evento, responsável por designar o ganhador do Leão de Ouro. O júri será presidido pela atriz francesa Isabelle Huppert e terá como membro o cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho, autor de filmes como O Som ao Redor, Aquarius e Bacurau.