Cidades

Brincando com Pipas ensina 4.600 crianças a se divertirem com segurança

Pela primeira vez em Guarulhos, o projeto Brincando com Pipas vai ensinar 4.600 crianças e adolescentes de escolas municipais a brincarem com segurança e alertar para os riscos da proximidade com a rede elétrica. Os estudantes do 1º ao 5º ano da rede pública vão participar das ações, que envolvem palestras, rodas de conversa e peças de teatro. A iniciativa é fruto da parceria entre a EDP, por meio do Instituto EDP, organização que gere os investimentos socioambientais da companhia, e a Evoluir.
 
Como primeira atividade do cronograma de 2018, cinco instituições de ensino receberão apresentações do espetáculo “Brincantes e Brinquedos”, da Cia Trem Bão, que aborda diferentes brincadeiras regionais, como o pé de lata e bonecas de pano. Ao falar das pipas, o show também ressalta a importância de manter distância dos fios elétricos e os perigos do cerol.
 
Em maio, os estudantes terão um encontro com a escritora e psicopedagoga Solange Garcia, autora do livro “Sofi, a Pipa Bailarina”. Na história, Vitor e seu pai constroem e se divertem com Sofi. A narrativa, contada em versos que exaltam as brincadeiras ao ar livre com a família, destaca dicas de segurança e inclui um tutorial ilustrado que mostra como fazer e empinar um papagaio.
 
“O objetivo é sensibilizar as crianças de forma lúdica e divertida sobre como brincar de maneira segura, reduzindo as ocorrências que envolvam pipas na rede elétrica na região próxima das escolas, que é finalidade central do projeto”, explica Irene Silva, coordenadora do programa na Evoluir, empresa que desenvolve novos e diferentes processos de aprendizagem, além de oferecer conteúdos e tecnologias educacionais que tornam o aprender mais prazeroso, eficiente e significativo.
 
No mês de junho, eletricistas da EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, também terão a chance de ensinar as crianças sobre os cuidados na convivência com a eletricidade. Para Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP, “a iniciativa mostra que é possível salvar vidas por meio da educação. As pipas estão entre as cinco principais causas de interrupções no fornecimento de energia e mortes por contato com a fiação”.
 
Cronograma das Apresentações
 
 

Escola

Data

Horários

EPG Edson Nunes Malecka, Prof.

24/04

9h

12h

EPG Mario Quintana

25/04

9h30

11h30

EPG Jorge Amado

26/04

8h

14h

EPG Tom Jobim

27/04

8h

13h

EPG Pastor Peracio Grilli

02/05

8h30

14h

 

Posso ajudar?