Acostumado a dar suporte ao favorito Chris Froome, o ciclista britânico Geraint Thomas teve seu dia de herói neste sábado, na abertura da tradicional Volta da França. Ele faturou a primeira etapa, disputada na cidade alemã de Düsseldorf, ao exibir grande performance em prova contrarrelógio que abriu a disputa.
Ele conquistou o direito de vestir a famosa camisa amarela pela primeira vez nesta edição 2017 da prova ao completar o trecho inicial, de 14 quilômetros, em 16min04s. O trajeto, que passa às margens do Rio Reno e também pelo centro da cidade, era plano, mas a chuva deixou a primeira etapa perigosa, em razão da pista encharcada.
Mesmo diante deste obstáculo, o ciclista do País de Gales venceu uma etapa da Volta da França pela primeira vez na carreira. E levou a favorita Team Sky à liderança da prova. Seu colega de equipe, o britânico Chris Froome, atual bicampeão, terminou a etapa na sexta colocação.
Até então Thomas estava acostumado a dar suporte da Froome, um dos principais favoritos ao título deste ano. “Eu não consigo acreditar nisso. Eu entrei no ciclismo por causa da Volta da França”, comemorou o vencedor da etapa de abertura. “Quando eu era criança, corria direto da escola para a frente da TV para assistir a prova. É louco saber que agora sou eu que estou diante das câmeras.”
Entre os dois ciclistas da Team Sky, nesta etapa inicial, ficou o suíço Stefan Kueng, em segundo lugar, seguido do bielo-russo Vasil Kiryienka, o alemão Tony Martin e o italiano Matteo Trentin.
A chuva e a pista molhada deixaram ao menos uma vítima na disputa deste sábado. O ciclista espanhol Alejandro Valverde, um dos mais experientes da prova, sofreu um acidente no asfalto escorregadio e abandonou a prova logo no primeiro dia de disputas. Segundo a equipe Movistar, ele sofreu cortes na perna e levou forte pancada nas costas. Foi encaminhado ao hospital logo após o acidente.
O abandono precoce de Valverde deve afetar o restante da competição. Isso porque Valverde era uma das apostas da equipe para dar suporte ao colombiano Nairo Quintana, outro favorito ao título.
Iniciada neste sábado, a Volta da França conta com 21 etapas, a serem disputadas até o dia 23 de julho. Neste ano, a tradicional prova de ciclismo contará com trechos também na Bélgica e em Luxemburgo.