O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, de 87 anos, será homenageado com a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects (Riba), anunciou nesta quinta-feira, 29, a entidade. A cerimônia de entrega será em 2017. Além de receber o Leão de Ouro, este ano, da 15.ª Bienal de Arquitetura de Veneza, Paulo Mendes da Rocha também acaba de ganhar o Praemium Imperiale da Associação de Artes do Japão.
Vencedor, ainda, do Pritzker, o “Nobel” de Arquitetura, em 2006, o brasileiro foi escolhido pelo Royal Institute of British Architects por seu trabalho “revolucionário e transformador”. “A obra de Paulo Mendes da Rocha é altamente inusual em comparação com a maioria dos mais celebrados arquitetos mundiais”, afirmou a presidente do Riba, Jane Duncan. “Ele é um arquiteto com uma incrível reputação internacional, mas, quase que todas as suas obras-primas foram construídas em seu país”.
Entre seus projetos, pode-se destacar, em São Paulo, o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) e a reforma da Pinacoteca do Estado. Recentemente, em Portugal, Mendes da Rocha projetou o Museu Nacional dos Coches, inaugurado em 2015.
A premiação do Royal Institute of British Architects é anual. Em 2016, Zaha Hadid, que morreu em março, aos 65 anos, vítima de parada cardíaca, foi contemplada com a medalha de ouro do Riba. A arquiteta de origem iraquiana foi a primeira mulher a receber o principal prêmio britânico de arquitetura.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.