Bruno Graça Melo Côrtes foi nomeado nesta quinta-feira, 20, para exercer o cargo de Secretário Nacional do Audiovisual, da Secretaria Especial de Cultura. A portaria foi assinada pelo ministro chefe da Casa Civil, Braga Netto, e publicada no <i>Diário Oficial da União (DOU)</i>.
Ex-executivo da Som Livre, onde atuou por 13 anos até janeiro de 2019, na área de shows, Côrtes era, desde então, diretor executivo de Projetos da Apresenta Rio – Associação dos Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins. Antes, trabalhou na área de vendas de marketing da Kaiser e da Ambev.
Côrtes destaca em seu currículo que, nesta Associação, foi responsável por liderar a realização do primeiro grande congresso da Apresenta, o Apresenta Rio Summit 2019, que reuniu representantes do poder público fluminense, associações de classe e setor privado em discussões sobre temas do setor do entretenimento.
Ligada à Secretaria Especial da Cultura, a Secretaria Nacional do Audiovisual tem duas unidades: o Centro Técnico Audiovisual, no Rio de Janeiro, e a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, que enfrenta sérios problemas e para onde Regina Duarte iria depois de deixar o posto de secretária da Cultura – o que ainda não ocorreu.
As competências da secretaria são, segundo o próprio órgão, a formação, produção inclusiva, regionalização, difusão não-comercial, democratização do acesso e preservação dos conteúdos audiovisuais brasileiros. A secretaria é responsável por diversos editais de fomento à produção audiovisual brasileira e também pela fiscalização da execução das metas firmadas entre a Secretaria Especial e a Ancine.