O dia do tênis do Brasil não foi feliz em eventos da ATP. A começar por Bruno Soares, que foi o principal jogador do País a entrar em quadra nesta quinta-feira e acabou eliminado na segunda rodada do Torneio de Viena. Atuando ao lado do austríaco Alexander Peya, ele foi superado pelo britânico Jamie Murray, que foi confirmado na última terça como seu futuro parceiro no circuito profissional, e o australiano John Peers.
Cabeças de chave número 2, Murray e Peers venceram com facilidade por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, em apenas 58 minutos. A derrota também ajudou a complicar a ainda não garantida classificação do brasileiro e do austríaco ao ATP Finals, torneio que reunirá as oito melhores parcerias da temporada, de 15 a 22 de novembro, em Londres.
No duelo diante de Murray e Peers, Soares e Peya conseguiram aproveitar uma de nove chances de quebrar o saque de seus adversários, que foram bem mais eficientes ao converterem quatro de oito break points e assim encaminharam o triunfo em sets diretos.
Com a vitória sobre o brasileiro e o austríaco, Murray e Peers avançaram às semifinais e se credenciaram para encarar agora o italiano Fabio Fognini e o bielo-russo Max Mirnyi, que nesta quinta passaram pelo canadense Daniel Nestor e pelo austríaco Julian Knowle por 6/3 e 6/2.
ESTOCOLMO – Outro brasileiro eliminado nesta quinta foi Marcelo Demoliner. Fazendo dupla com o neozelandês Marcus Daniell no Torneio de Estocolmo, o tenista gaúcho acabou superado pelos norte-americanos Eric Butorac e Scott Lipsky, cabeças de chave 3, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/4) e 7/5.
Demoliner e Daniell chegaram a quebrar o saque de seus adversários por duas vezes na partida, mas também sofreram três quebras e não foram felizes nos momentos decisivos da partida que acabou após 1h37min.
Assim, Demoliner e Daniell fracassaram na tentativa de avançar pela primeira vez juntos a uma semifinal de um torneio da ATP. A derrota também evitou um possível confronto entre brasileiros na próxima fase, já que Butorac e Lipsky enfrentarão os vencedores da partida entre a dupla formada por André Sá e o australiano Chris Guccione e a parceria formada pelos norte-americanos Nicholas Monroe e Jack Sock.