Variedades

Bruxas e Saci confrontam folclores brasileiro e norte-americano

Dia 31 de outubro é a data oficial de celebração do Halloween, ou o Dia das Bruxas, comemorado principalmente nos Estados Unidos, Canadá, países do Reino Unido e outras nações europeias.

A tradicional pergunta "gostosuras ou travessuras" já faz parte do folclore local entre as crianças e adolescentes destes países.

Mas, no Brasil, apesar de todo o apelo comercial que o Haloween promove no exterior, a data ainda não tem todo esse glamour. Com a intenção de nacionalizar a celebração e valorizar o folclore do País, o Dia do Saci foi instituído através de uma lei em 2005, em contraponto ao Dia das Bruxas.

Entre Sacis e Bruxas, o embate coloca duas culturas cheias de mistérios, suspenses e muitas histórias frente a frente pela preferência principalmente dos jovens, entusiastas de festas.

Portanto, independente da maneira como escolher, o domingo não será somente de eleições, mas será o dia de soltar as bruxas ou contar histórias de sacis. Mas, antes disso, conheça a origem destas celebrações.
Halloween – Apesar de ser fortemente comemorado e já fazer parte da cultura dos norte-americanos, o Halloween ou Dia das Bruxas surgiu na Irlanda, porém, quando originou-se, a festividade nada tinha a ver com bruxas. A data fazia parte do calendário celta e durava por três dias, entre 30 de outubro e 2 de novembro.

Na época, era conhecido pela alcunha de Festival de Samhain, uma espécie de celebração do povo celta de passagem de ano. Segundo a crença popular, neste período rompia-se a divisão entre o mundo real e o mundo dos mortos e os ‘elfos, criaturas míticas descrita como luminosa que apareciam para a população.

Já na Idade Média, no período da Inquisição, o Halloween era usado para identificar os seguidores da festa pagã. Assim, quem comemorava a data era acusado de bruxaria.
Apesar de todo este histórico ‘sério, hoje o Halloween nada mais é do que uma data em que crianças e adolescentes aproveitam para se fantasiar de monstros, decoram suas casas com a tradicional abóbora iluminada e promovem festas, obviamente, à fantasia.

Dia do Saci – Se surgiu como uma ideia de protesto ou não, o Dia do Saci surge como um contraponto à festividade norte-americana e utiliza-se de uma das figuras mais fortes do folclore nacional, originária da região de Missões, no sul.

O Saci é um ser de uma perna só, que utiliza um gorro vermelho e está sempre fumando cachimbo. O personagem encarna momentos de travessuras, diversão e maldades. Diz-se que o Saci adora assustar viajantes com seus assobios, mas ele só aparece à noite. E também que seria um profundo dominador das ervas do campo como plantas medicinais, porém fazia de suas artes com quem se atrevia a coletá-las sem sua autorização.


Posso ajudar?