"A melhor prova de transferência de tecnologia das pistas de corrida para as ruas". Assim a Mercedes-Benz define o novo C 63 AMG Coupé Black Series, superesportivo que incorpora o lema da marca AMG, "Driving Performance", e que chega ao mercado brasileiro com preço público de US$ 337.800. Segundo a Mercedes, o novo veículo de alta performance é o Classe C mais potente da linha, com potência máxima de 517 cv e torque máximo de 620 Nm/5200rpm. O motor V8 AMG de 6,3 litros acelera o modelo de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos.
Para a Mercedes, o novo C 63 AMG Coupé Black Series mostra sua ligação com o automobilismo esportivo de qualquer perspectiva. A frente em forma de flecha com a estrela da marca no centro da grade do radiador é o sinônimo visual de sua compulsão pela velocidade. As entradas de ar integradas à dianteira garantem um confiável fluxo de ar dirigido aos módulos de resfriamento. Duas aberturas no capô de alumínio respondem pela saída do calor do motor, enquanto as estruturas verticais posicionadas em ângulo no conjunto dianteiro reforçam a noção de largura do carro. O divisor de fluxo de ar preto localizado no extremo inferior ajuda a equilibrar o carro aerodinamicamente.
O design expressivo continua nas laterais. O novo eixo dianteiro com maior bitola exigiu novas coberturas para as rodas, que foram alargadas em 28 milímetros de cada lado. Também os paralamas traseiros foram alargados em 42 milímetros de cada lado, devido à maior bitola do eixo traseiro. O modelo traz rodas AMG forjadas de liga leve 255/35 R 19 e 285/30 R 19.
Na parte traseira, o novo conjunto posterior, com o difusor preto, gera uma sensação de amplitude. Exatamente como no SLS AMG GT3, o difusor se estende além do perfil da parte traseira. A grade preta na parte superior do difusor é destaque, assim como o sistema de escapamento esportivo AMG: as ponteiras duplas cromadas integradas aos dois lados do conjunto traseiro têm seção retangular. O spoiler na tampa do portamalas, pintado na cor da carroceria, pressiona o ar sobre o eixo traseiro, aumentando assim a estabilidade em altas velocidades.
Interior com atmosfera esportiva
No interior, elementos pretos com destaques em vermelho criam uma atmosfera funcional correspondente a um carro de corrida e, ao mesmo tempo, um ambiente de alta qualidade e detalhes minuciosamente manufaturados. Os dois assentos esportivos tipo concha provêm o máximo nível de suporte lateral. A forração em microfibra "Dinamica" nos painéis centrais dos bancos e portas usa um novo tipo de fibra sintética.
O C 63 AMG Coupé Black Series possui quatro lugares, também com bancos esportivos e assentos individuais na traseira. O volante AMG Performance em napa e microfibra DINAMICA, com o aro retificado nas seções superior e inferior, traz borboletas de alumínio para mudanças de marcha manuais. Cintos de segurança vermelhos e costuras contrastantes da mesma cor no volante, assentos, painéis centrais das portas, apoios de braços, console central e manopla da alavanca de câmbio criam mais elementos de destaque. Um logotipo exclusivo "Black Series" adorna o friso no painel, que tem acabamento em preto-piano de alto brilho. O painel de instrumentos com três mostradores redondos traz um display colorido TFT. Ao abrir a porta do carro, o motorista é saudado pelo letreiro AMG.
Segurança ativa
O C 63 AMG Coupé Black Series, em relação à segurança, apresenta cinco air bags, tensionadores e limitadores de força dos cintos de segurança para todos os bancos, sistema de freios ABS, ESP de triplo estágio, assistência dos faróis, sistema de alerta para perda de pressão dos pneus e controle automático de velocidade com limitador variável Speedtronic, entre outros.
Segundo a marca alemã, o sistema ESP de três estágios oferece soluções para todas as situações de condução: por meio do botão de controle do equipamento, o motorista pode escolher entre as graduações "ESP ON", "Sport Handling Mode" e "ESP OFF". O sistema antibloqueio de frenagem foi completamente alterado e o sistema AMG de freios de alta performance também passou por novo desenvolvimento. Foi adotado um sistema maior, com discos dianteiros em material composto comprovado pelo uso esportivo (tamanho 390 x 36 milímetros) e discos traseiros de aço com 360 x 26 milímetros. Pinças pintadas de vermelho com seis pistões na dianteira e quatro pistões na traseira desaceleram com segurança os discos ventilados, perfurados e resistentes à fadiga por aquecimento.