A Citroën quer aumentar a família C4 como uma proposta inédita: o C4 Aircross, com objetivo de associar a motricidade de um veículo todo-terreno com o conforto e o prazer ao dirigir de um sedã de passeio. Disponível com quatro motorizações, em versões de duas ou quatro rodas motrizes, o SUV compacto será comercializado na Europa no final do primeiro semestre de 2012.
Com traços de forte, a dianteira com linhas horizontais é marcada com aberturas aerodinâmicas nas suas extremidades que acentuam o aspecto compacto. A forma do capô, os pára-lamas alargados e os balanços dianteiro e traseiro reduzidos reforçam a impressão de robustez.
Ainda na frente, LEDs integram verticalmente nas aberturas aerodinâmicas e o desenho das grandes rodas de 18 polegadas e as luzes traseiras diretamente inspiradas do concept car Hypnos foram trabalhados para otimizar o escoamento do ar, favorecendo, segundo a montadora francesa, a redução das emissões de CO2.
O C4 Aircross dispõe de repetidores nos retrovisores, de guias de luz nos grupos óticos traseiros e de uma câmera de ré integrada ao friso cromado da tampa do porta-malas. O estilo expressivo é herdeiro direto dos códigos estilísticos da Citroën. De perfil, a barbatana de tubarão invertida – que lembra também a superfície lateral envidraçada do concept car Hypnos – é decorada com uma rosa dos ventos cromada, assinando o fato de que ele pertence à família dos SUV da marca.
Como um sedã, a carroceria compacta – 4,34 m de comprimento; 1,79 m de largura; 1,63 m de altura – aproveita bem a habitabilidade de 5 lugares, com volume de porta-malas de 442 litros. Segundo a fábrica, o modelo traz uma posição de dirigir elevada, oferecendo uma perspectiva e uma visão exclusiva do horizonte, além de dispor de um grande teto panorâmico de vidro, que ilumina todo o interior – à noite, o teto panorâmico é animado por guias de luzes de LED integradas.
Motores com baixas emissões de CO2
De acordo com a Citroën, o C4 Aircross posiciona-se entre os líderes de seu segmento em termos de emissões de CO2. E para que cada um possa escolher a versão mais adaptada a seu modo de vida, a motorização HDi 110 será proposta nas versões 2 e 4 rodas motrizes.
O modelo se beneficiará também do desempenho da motorização HDi 150 (disponível também nas versões 2 e 4 rodas motrizes, com uma caixa de câmbio mecânica de seis marchas) e de uma motorização a gasolina 1.6i de 115 cv (disponível na versão 2 rodas motrizes, com uma caixa de câmbio mecânica de cinco marchas).
Para atender às expectativas dos contratos internacionais, a motorização a gasolina 2.0i de 150 cv será disponível para os contratos fora da Europa nas versões de 2 e 4 rodas motrizes, acoplada a uma caixa de câmbio mecânica de cinco marchas ou a uma transmissão com variação contínua (CVT).
Graças a um sistema de transmissão integral de última geração, o C4 Aircross oferece uma estabilidade na estrada de referência em quaisquer circunstâncias.