Economia

Cade firma acordos com empresas investigadas no cartel dos rolamentos

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) firmou dois acordos com empresas investigadas por cartel no setor de rolamentos, utilizados na fabricação de automóveis e na produção industrial em segmentos como mineração, siderúrgica, alimentos e bebidas.

O nome das empresas não foi divulgado e a investigação é confidencial. Pelos acordos, uma das empresas terá que pagar R$ 3 milhões e a outra cerca de R$ 60 milhões em troca do arquivamento da denúncia contra elas. Além disso, as duas empresas darão informações para ajudar na apuração de irregularidades.

A investigação foi instaurada em outubro do ano passado contra as empresas AB SKF, INA-Holding Schaeffler GmbH & Co., JTEKT Automotiva Brasil Ltda., JTEKT Corporation, Koyo Rolamentos do Brasil Ltda., Nachi Brasil Ltda., Nachi Fujikoshi Corp., NSK Brasil Ltda., NSK Europe Ltd., NSK Ltd., NTN-SNR Roulements S.A., Schaeffler Brasil Ltda., SKF do Brasil Ltda., SNR Rolamentos do Brasil Ltda. e Timken do Brasil Comércio e Indústria Ltda.

Segundo o Cade, há indícios de que as empresas acordavam preços e dividiam mercados no período de 1986 a 2011.

Posso ajudar?