A cadeirante Lívia Mendes tentou embarcar em um ônibus da empresa Vila Galvão, no bairro Jardim Presidente Dutra, na última segunda-feira, como faz sempre. No entanto, ela foi impedida pelo condutor que informou que a plataforma daquele veículo apresentava problemas. Constrangida, ela diz que se sentiu inferiorizada, mas não aceitou a situação. Livia tem 18 anos, é estudante e está desempregada. Quando ocorreu o fato, a cadeirante voltava do supermercado para casa.
“Parece que você não é ninguém e que você é a minoria. Que o ônibus está circulando apenas para as pessoas que conseguem acessar. Isso já vem acontecendo há bastante tempo, inclusive, com outras pessoas que entraram em contato comigo após tomarem conhecimento do fato. Os ônibus sempre estão com as plataformas quebradas. O correto é ser recolhido o carro. E foi o que aconteceu”, descreveu Lívia Mendes em entrevista ao GuarulhosWeb.
Ela decidiu protestar e parou com a cadeira na frente do ônibus, impedindo dele seguir seu trajeto. Segundo Lívia, em virtude de sua atitude, policiais que estiveram no local tentaram impedir a ação dela, já que os ocupantes ameaçavam de agredi-la caso não saísse da frente.
“Policiais chegaram até o local e pediram para sair da frente do ônibus e eu disse que não iria sair, até porque se estava quebrado teria de ser recolhido. E as pessoas que estavam dentro do ônibus queriam me linchar, mas outras acabaram ficando do meu lado. E disse que só iria sair de lá quando o veículo fosse recolhido. Minutos depois fui em um outro veículo que estava em condições”, explicou.
A reportagem do GuarulhosWeb entrou em contato com a empresa de ônibus Vila Galvão que confirmou que a plataforma do ônibus que Lívia tentou acessar estava realmente apresentando problemas na plataforma. No entanto, a Vila Galvão informou que a falha já foi corrigida e que aquele ônibus se encontra em circulação com perfeitas condições de atendimento.
Já a Prefeitura, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), afirma que a fiscalização das condições dos veículos são realizadas periodicamente tanto nas garagens das empresas quanto nos terminais e que os profissionais também passam por cursos para aprender a lidar com equipamentos.
Caso algum veículo da frota composta por 1001 veículos apresenta alguma irregularidade no atendimento, a Pasta sugere que o usuário entre em contato pelo telefone 2475-6996 ou nas empresa. Ela ainda revela que 98% destes estão adaptados para atenderem passageiros com necessidades especiais.