Cidades

Cães circulam livremente nas dependências do Hospital Padre Bento

A presença dos animais pode ser observada nas áreas interna e externa do hospital, de acordo com pacientes do local

Frequentemente cães de rua circulam pelas dependências do Complexo Hospitalar Padre Bento. A presença dos animais pode ser observada nas áreas interna e externa do hospital, de acordo com pacientes do local.

Uma jovem em tratamento na unidade conta que um grupo de aproximadamente cinco cachorros circula pelo hospital. "Eles chegam a entrar nos corredores e ninguém os tira de lá", disse a menina. No local, o HOJE encontrou três cães em diferentes áreas do complexo. Um recipiente com água também foi visto em uma área verde do local.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que a diretoria do hospital já teria solicitado intervenção ao Centro de Controle de Zoonoses Municipal. Este, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, estuda uma forma de resolver o problema.

Políticas Públicas – O protetor de animais Correia do Mel, que atua na cidade, comenta que milhares de cães e gatos vagam pelas ruas do município e que faltam políticas públicas para que o problema comece a ser resolvido. Ele defende que o Centro de Zoonoses tenha ações mais eficazes. "Este setor deveria funcionar 24h por dia. Além disso, por diversas vezes a população é orientada pela Zoonoses a acionar o Corpo de Bombeiros para resgate de animais. Isso não pode ocorrer", disse.

Correia também aponta a importância da castração dos cães e gatos e frisa que a instalação de pólos de castração nos bairros seria uma medida positiva no controle de animais na cidade. "A educação é outra vertente pouco explorada. Se a conscientização da posse responsável fosse disseminada nas escolas, poderíamos ter um novo perfil de sociedade".


Posso ajudar?