Cidades

Cai a procura por agendamento de consultas e exames pelo Zera Fila em Guarulhos

Depois de 60 dias que a Prefeitura de Guarulhos criou o programa Zera Fila com o objetivo de diminuir a fila por procedimentos (consultas, exames e cirurgias) na rede pública municipal, os resultados aparecem na diminuição na busca por novos agendamentos. O mutirão organizado pela Secretaria Municipal da Saúde no último sábado resultou em 4.098 agendamentos de consultas e exames com a abertura de 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município. O número representa uma expressiva queda na comparação com o fim de semana passado, quando houve 17.071 agendamentos. Até o final de janeiro 182 mil consultas e exames já haviam sido marcados na cidade,tirando da fila milhares de guarulhenses que esperavam por anos por alguns tipos de procedimentos. .

Ainda no último sábado 686 cidadãos guarulhenses tiveram seus dados cadastrais atualizados pela administração municipal a fim de facilitar o contato para os agendamentos.

Além das mais de quatro mil consultas, exames e cirurgias agendadas pelo programa, os agentes comunitários de saúde realizaram ainda um total de 631 visitas domiciliares nas quatro regiões de saúde de Guarulhos. Para confirmar os agendamentos e alertar os munícipes, os servidores administrativos também efetuaram 7 mil ligações telefônicas.

Zera Fila

O Zera Fila consiste em uma força-tarefa com a repactuação do plano de trabalho do Hospital Municipal de Urgências (HMU) e do Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso (HMPB), geridos pela Organização Social Santa Casa de São Bernardo do Campo.

Informações sobre o programa podem ser obtidas no site www.zerafilaguarulhos.com, por meio de ligação gratuita para o número 0800-090-0500 ou em qualquer UBS, cujos endereços estão disponíveis em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.

Posso ajudar?